terça-feira, 14 de junho de 2011

Homenagem aos escoteiros lota a Câmara Municipal de Niterói

Plenário e galerias da Câmara estavam cheios em homenagem ao Escotismo   

Cerimônia marca os 101 anos do Escotismo no Brasil e o Dia Municipal do Escotismo em Niterói   

Mais de 180 escoteiros e convidados participaram da Sessão Solene na Câmara Municipal de Niterói realizada na noite de 13/06, segunda-feira, para celebrar os 101 anos do Escotismo no Brasil e o Dia Municipal do Escotismo na cidade. Com garbo e animação, escoteiros de todas as idades encheram o Plenário Brígido Tinoco e as galerias do legislativo municipal. A iniciativa foi do vereador Carlos Magaldi, que presidiu a Sessão.

Plenário lotado para homenagem ao Escotismo

Para Magaldi, o Escotismo é uma excelente forma de contribuir com a educação da juventude. "Os escoteiros desenvolvem o espírito de cidadania através de ações concretas e se tornam exemplo para outros jovens. Esta homenagem reconhece o importante trabalho voluntário dos escoteiros para alcançarmos uma sociedade mais justa e fraterna", destaca o vereador autor da lei que instituiu o Dia Municipal do Escotismo em Niterói.

Em primeiro plano Vitorino, Jarbas, Chehab e Otto Stark

Além do vereador, formaram a mesa da solenidade o presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro, o Subsecretário da Região Metropolitana Alexandre Felipe representando o Governador Sérgio Cabral, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Niterói Hélio Consídera e o Coordenador Nacional Adjunto dos Escoteiros do Mar André Torricelli.
Magaldi entrega moção de aplauso ao presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Rubem Tadeu

Rubem Tadeu explicou a importância do Escotismo na formação da cidadania. "A vivência do Método Escoteiro idealizado por Baden Powell, fundador do Escotismo, tem como base o respeito a um sistema de valores contidos na Lei e Promessa Escoteira. Esse exercício solidário ocorre nas atividades dos Grupos Escoteiros". Tadeu ressaltou a importância da homenagem pela passagem do primeiro ano do segundo Centenário do Escotismo no Brasil e do Dia Municipal do Escotismo em Niterói. "O Escotismo estimula valores como a fraternidade, preservação ambiental e preocupação com o próximo, aspectos demonstrados pelos escoteiros de Niterói nas iniciativas que protagonizaram durante a tragédia das chuvas em abril de 2010", concluiu o presidente da UEB.

Escoteiros entrando em formação para o arriamento da bandeira nacional

O evento foi emocionante do início ao fim. Às 18 horas, um contingente de 30 escoteiros realizou a cerimônia de arriamento da bandeira nacional em regime de guarda de honra à frente do legislativo municipal. Em seguida, no hall principal da Câmara, os convidados apreciaram a "Exposição Escoteira" com imagens de atividades realizadas no município, cedidas pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME).
Exposição Escoteira atraiu muitos visitantes

A Sessão Solene começou às 19:30 horas, com o hino nacional seguido pelo hino alerta, canção considerada oficial dos Escoteiros do Brasil. Logo após, foi apresentado um vídeo que mostrou a história do Escotismo e as atividades desenvolvidas pelo mundo.

Os 11 Grupos Escoteiros de Niterói foram homenageados com uma Moção de Aplauso por sua atuação na cidade. Além destes, 2 Grupos Escoteiros de São Gonçalo, um de Maricá e 3 do Rio de Janeiro que também desempenham ações significativas em Niterói receberam a moção, assim como a União dos Escoteiros do Brasil na pessoa do seu presidente Rubem Tadeu. Na ocasião, o vereador Carlos Magaldi foi agraciado com a Medalha de Gratidão Ouro da UEB em virtude dos relevantes serviços prestados em prol do Escotismo.
Parte dos escoteiros participantes da Sessão Solene em frente à Camara

Diversas autoridades do poder público e da sociedade civil foram prestigiar o Movimento Escoteiro. Também participaram da solenidade, antigos escoteiros como os Chefes Jarbas Pinto Ribeiro, Manoel Vitorino, Luiz Gonzaga Chehab, Otto Stark e Manoel Fernando Vianna. Convém destacar que o Chefe Jarbas é o mais antigo escoteiro em atividade no Brasil com 85 anos de Promessa Escoteira e 96 de idade.

Luiz Carlos Monteiro, diretor presidente do 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil, enalteceu as grandes lideranças escoteiras do passado que alicerçaram o Escotismo no município e no país. Para ele, Niterói é uma ‘Cidade Escoteira’. "A querida chefe Maria Pérola Sodré, que lamentou não poder estar presente, contribuiu na formação de várias gerações de escoteiros que hoje são cidadãos úteis e participantes na sociedade. Rubem Tadeu, hoje presidente da UEB, também foi membro juvenil do Escotismo em Niterói", lembra o dirigente.

Data lembra o início das atividades escoteiras no país

No dia 14 de junho, comemora-se os 101 anos do Escotismo no Brasil e o Dia Municipal do Escotismo em Niterói. O Movimento Escoteiro chegou ao país em 1910 por meio de oficiais da marinha brasileira que o conheceram na Inglaterra, onde foi fundado em 1907, pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Os oficiais trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de promover o Escotismo. No dia 14 de junho de 1910 foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil. A data marca a introdução das atividades escoteiras no país.

Atividades escoteiras são para todas as idades

O Escotismo promove atividades com crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 21 anos. A partir daí, os adultos atuam voluntariamente lidando diretamente com os jovens ou na parte administrativa do Grupo Escoteiro. Não há limite de idade para ingressar no Escotismo e o trabalho educacional realizado pelos adultos é voluntário.

As crianças com idade de 7 a 10 anos são lobinhos e lobinhas, que têm como fundo de cena a história de Mowgli, o menino-lobo, inspirada na obra de Rudyard Kipling. Eles participam de jogos e canções que incentivam a criatividade e a progressão pessoal.

Os meninos e meninas de 11 a 14 anos são escoteiros e escoteiras. Nessa fase, a aventura é o mote para acampamentos e excursões. Já de 15 a 17 anos, os adolescentes chamados de seniores e guias buscam superar desafios em atividades como rapel e jornadas. Entre 18 e 21 anos, os jovens desenvolvem projetos de cunho comunitário, iniciativas que têm ênfase no serviço ao próximo.

Escotismo estimula protagonismo juvenil com base no aprendizado pela prática

O objetivo do Escotismo é auxiliar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter. Dessa forma, podem aperfeiçoar suas aptidões físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais tornando-se cidadãos participantes na sociedade. É esse exemplo que os escoteiros buscam passar para a juventude niteroiense.

Para isso, o Movimento Escoteiro promove acampamentos, excursões, jogos, projetos, desafios e iniciativas em prol do meio ambiente adequadas à idade e ao amadurecimento de cada jovem. Além disso, os escoteiros se organizam para contribuir em ações de caráter comunitário como campanhas de doação de sangue, mutirões em asilos e visitas a orfanatos.

As atividades escoteiras oferecem aos jovens a oportunidade de “aprender fazendo”, um dos pontos do Método Escoteiro. Assim, desenvolvem novas habilidades, autonomia e responsabilidade; conhecimentos que levam para toda a vida.

Sobre o Escotismo em Niterói

Hoje existem 11 Grupos Escoteiros em Niterói e dois em São Gonçalo, com mais de 600 jovens e adultos voluntários. No estado do Rio são aproximadamente 5 mil participantes enquanto que no país já são mais de 65 mil escoteiros. Na cidade de Niterói existem Grupos Escoteiros nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Pendotiba, Piratininga e São Francisco. Já em São Gonçalo, os Grupos Escoteiros concentram-se em Santa Luzia e Colubandê.

Para obter mais informações sobre o Escotismo ou saber onde fica o Grupo Escoteiro mais próximo de sua residência, visite o site http://www.escoteiros.org.br.

Listagem de Grupos Escoteiros, com o endereço da sede, dia e horário dos encontros

04º Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar
Ilha da Boa Viagem, Boa Viagem
Domingo das 10:00h às 12:00h

07º Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini
Rua Lauro Sodré, s/nº, Jurujuba
Jurujuba Iate Clube
Sábado das 9:30h às 12:00h

08º Grupo Escoteiro São Francisco de Assis
Estrada Caetano Monteiro, casa nº 875, Pendotiba
Sábado das 15:00h às 17:00h

15º Grupo Escoteiro Martim Afonso
Av. Presidente Backer, s/nº, Icaraí
Complexo Esportivo Caio Martins
Sábado das 13:00h às 18:00h

21º Grupo Escoteiro Guardiões da Honra
Rua 53, s/nº, Engenho do Mato, Itaipu
Igreja Sagrada Família
Sábado das 14:00h às 17:00h

34º Grupo Escoteiro Gibraltar
Centro Social Urbano (CSU), Ilha da Conceição
Sábado das 9:30h às 12:00h

49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil
Alameda São Boa Ventura, s/nº, Fonseca
Horto Florestal
Sábado das 14:45h às 17:45h

60º Grupo Escoteiro Imbui
Rua Quatorze, 14, Piratininga
Escola Municipal Francisco Portugal Neves
Sábado das 14:30h às 17:30h

64º Grupo Escoteiro Professor Lourival Gomes de Andrade
Av. Jansen de Mello, s/nº, Centro
12º Batalhão da Polícia Militar
Sábado das 14:00h às 17:00h

73º Grupo Escoteiro Rei de Salém
Rua São José, 169, Fonseca
Colégio Nossa Senhora da Penha
Sábado das 14:00h às 17:00h

108º Grupo Escoteiro Betânia
Avenida Rui Barbosa, 679, São Francisco
Igreja Presbiteriana Betânia
Sábado das 15:00h às 17:00h

117º Grupo Escoteiro Professor Darcy Ribeiro
R. Euclides Ninho, s/nº, Santa Luzia, São Gonçalo
Escola Municipal Santa Luzia
Sábado a partir das 10:00h

121º Grupo Escoteiro George Savalla Gomes
Rodovia Amaral Peixoto, km 9,5, Colubandê, São Gonçalo
Sábado das 9:30h às 12:00h

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível,

Fernando Lima Barros Chaves/Escoteiro e Jornalista

Escoteiros: construindo um mundo melhor!

Um comentário:

renata disse...

Que boa notícia!