quarta-feira, 1 de junho de 2011

Theatro Municipal a um real / Cia Jovem de Ballet

Criada por Dalal Achcar, companhia faz apresentação com ingresso popular    

A Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, fundada pela bailarina e coreógrafa Dalal Achcar e dirigida pela professora Mariza Estrellavolta a se apresentar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, no dia 5 de junho, com ingressos a R$ 1,00. 

 A Cia Jovem – pioneira no país no incentivo a jovens talentos – vai apresentar programa composto por coreografias assinadas por Tíndaro Silvano, Éric Frédéric, Ivonice Satie e Janice Botelho.

Formada por 24 bailarinos entre 14 e 23 anos, a Cia Jovem surgiu no intuito de revelar novos talentos e fomentar a cultura, abrindo caminho para a profissionalização de jovens de todo o país. No repertório estão obras de estilo clássico e popular de renomados coreógrafos como Dalal Achcar, Luiz Arrieta, Renato Vieira, Ivonice Satie, Janice Botelho, Sérgio Lobato, Tíndaro Silviano, Enrique Martinez e Dennis Grav, entre outros. A Cia Jovem contou em seus primeiros anos com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e, mais tarde, da empresa El Paso, até a desativação da companhia, em 2005. Mesmo assim, o sucesso da iniciativa se refletiu na quase total absorção de seus integrantes no mercado de dança nacional e internacional, em companhias como o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, American Ballet Theater, Grupo Corpo, Balé da Cidade de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança, entre outras nos EUA e Alemanha.

Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro

Suite Masquerade (10’:26”)
Originalmente o termo “masquerade” se refere aos espetáculos alegóricos levados nas cortes européias nos séculos passados que compreendiam recitações de versos galantes e figuras de dança que, posteriormente, deram origem ao que veio a ser chamado de “Ballet”.  Propositalmente, nesta versão coreográfica aqui apresentada, a mola inspiradora não foi o termo explicito em si, mas a música vigorosa, dividida em 5 movimentos, criada pelo compositor armênio Aram Khatchaturian.
Música: Aram Khatchaturian
Coreografia: Tíndaro Silvano
Figurino: Deborah Bastos

Valsa Sem Nome (07’:22”)
Música: Baden Powell
Coreografia: Ivonice Satie
Figurino: Ivonice Satie

FugA_Technic@... (16’:50”)
Uma fuga em música é uma forma de escrita contrapontística, explorando o princípio da imitação.  Dança, idem.  E “Technica”, empurrando os dançarinos de seus limites técnicos.
Música: Alexander Bàlànescu 
Coreografia: Éric Frédéric
Figurino: Vittoria Bergallo

Forró (08’:50”)
Uma festa onde jovens se reúnem e se divertem...
A ingenuidade e o “frisson” do encontro, através do ritmo e da dança baseados na cultura popular brasileira.
Músicas: Barbatuques, Nana Vasconcelos e Pedro Luís
Coreografia: Janice Botelho
Figurino: Isabela Capeto


Dia 5 de junho às 11h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº - Centro
Ingressos populares: R$ 1,00*
*Vendas somente no dia da apresentação, diretamente na entrada principal do Theatro
Classificação etária: Livre

Nenhum comentário: