segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dra. Sandra Barbosa comenta sobre a má postura, como anda a sua?

A Revista Veja, edição 2217, de 18/05/2011, abordou um tema bastante interessante e preocupante, por sinal: a má postura.  Já nem percebemos o quanto sentamos, ficamos de pé, andamos, paramos em posturas inadequadas.  E isso é, como sempre digo, uma questão de hábito. Hábitos que podemos mudar.   

Atividades como o Pilates, o RPG, a Osteopatia, a Yoga podem auxiliar nessa “mudança de hábitos”.  Outra alteração, também nada agradável, é a perda da densidade óssea.  Começa com uma osteopenia e evolui para a osteoporose.  Tema também abordado por esta Revista de grande circulação.  

A atividade física aliada a boa alimentação e hábitos de vida saudáveis dão conta de prevenir essas alterações que tendem a piorar e atingir importância clínica, principalmente em mulheres na menopausa.  Atualmente também estão disponíveis equipamentos e tecnologias que, somando-se a prática física, podem potencializar a eficácia dos resultados.  

Equipamentos como o Power Plate que trabalham força muscular e equilíbrio, por exemplo, auxiliam inclusive na prevenção da osteoporose.  Outro equipamento amplamente divulgado na Europa, porém ainda muito pouco conhecido no Brasil é o MFT.  Esta tecnologia atua no trabalho proprioceptivo e postural de modo a melhorar o equilíbrio e aumentar a força muscular, por exemplo.  

Há sempre estudos e inovações para garantir a boa qualidade de vida e o bem estar do indivíduo, porém, somos nós que “boicotamos” a nós mesmos.  

Deixemos de lado a “preguiça”, o “na segunda-feira eu começo”, o “não tenho tempo para isso”, ou qualquer outra forma de não cuidarmos de nós.  

A propósito, finalizando, gostaria de dividir com vocês uma observação que ouvi de uma profissional RPGista, amiga minha, após uma palestra dela, que me acompanha desde então: vivemos dizendo que não temos tempo de cuidar de nós mesmos, porém, quando nosso corpo sinalizar, podendo ou não, tendo tempo ou não, teremos que parar tudo para cuidar dele.  

Pensem nisso. Será que não está mais que na hora de darmos verdadeira atenção  nós mesmos?  Afinal, sem nós, o que será de nós?

Dúvidas e sugestões: 
Dra. Sandra Barbosa, Fisioterapeuta, Especialista em Biomecânica, Docente das Disciplinas de Promoção da Saúde na Mulher e Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica das Faculdades Pestalozzi e Universo – Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher – Faculdades Pestalozzi
Responsável Técnica do Spa’ço Dosha – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8693 QD 02, Itaipu, Niterói. Tel. 2609-0793    

Nenhum comentário: