sexta-feira, 1 de julho de 2011

Escoteiros realizaram plantio de mudas para reflorestar o Morro da Armação

Escoteiros realizaram plantio de 100 mudas nativas da Mata Atlântica no Morro da Armação   

Projeto de recuperação da flora na Ponta da Areia envolve várias ações ecológicas  

Munidos de enxadas, cavadeiras e pás, 30 escoteiros desbravaram o Morro da Armação no dia 25 de junho para plantar 100 mudas nativas da Mata Atlântica em uma das encostas da região. O projeto ecológico de reflorestamento desta área na Ponta da Areia reúne em parceria a União dos Escoteiros do Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) e a Marinha do Brasil. Além de ajudar a recuperar a flora, a iniciativa estimula a participação da comunidade na preservação ambiental.

Para Ricardo Garcia, biólogo e chefe escoteiro responsável pela ação, o evento de cunho ecológico foi bem sucedido. “Os escoteiros vivenciaram um dia dedicado  à causa ambiental, desenvolvendo novas habilidades. Foi gratificante ver os jovens com um sorriso de felicidade a cada nova muda plantada. De uma forma lúdica, mas concreta, os escoteiros aprenderam se divertido em um trabalho de equipe que ajudou aquele ecossistema”, explica Ricardo.

Durante a atividade ecológica no Morro da Armação, os escoteiros aprenderam as técnicas adequadas para realizar o plantio das futuras árvores. Primeiro, os jovens trocaram ideias em uma palestra sobre meio ambiente quando debateram sobre a importância da manutenção desta área depois do plantio. Em seguida, os escoteiros identificaram os locais apropriados para cavar e mediram as distâncias indicadas para que as mudas possam crescer, fazendo os buracos na terra com profundidade suficiente. À tarde, a turma que cumpre o lema “Sempre Alerta” terminou de montar as estruturas para, enfim, concretizar o plantio de cada uma das 100 mudas.

Também no dia 25 de junho, outro grupo de 30 escoteiros promoveu ação comunitária na Praça Max Wolf, no Fonseca. Na ocasião, além de recolher resíduos que sujavam a área, os escoteiros fizeram o alinhamento dos canteiros e a pintura dos bancos, caixas d'água e meio fio do passeio público. Em seguida, jovens e adultos distribuíram panfletos sobre conscientização ambiental e conversaram com os moradores do bairro sobre as vantagens de se preservar as áreas verdes.

“Essas iniciativas contribuem significativamente na manutenção da biodiversidade de nosso município. São ações que os escoteiros promovem em todo o país e fazem a diferença para as comunidades atendidas”, afirma Ricardo.

Em maio, cerca de 60 escoteiros já haviam realizado um plantio de 150 mudas no Morro do Jacaré, em Pendotiba. Já no início de junho, mais de 300 escoteiros participaram de um mutirão de limpeza no Horto do Fonseca, em que também fizeram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica cedidas pelo viveiro da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN). Todas estas atividades ambientais integram o XX Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica cujo tema em 2011 é "Parques, praças e áreas verdes: abrace esse espaço!". A cada ano, o projeto mobiliza aproximadamente 60 mil escoteiros de todo o Brasil.

De acordo com a jovem Marcela Lélis de 14 anos, escoteira desde os 7, o evento no Morro da Armação agregou novos conhecimentos. “Aprendemos a forma correta de fazer o plantio, desde a maneira de cavar o buraco até o modo de cobrir as raízes das mudas com terra. Essas informações vão contribuir para que nossa ação realmente favoreça a biodiversidade da área em que atuamos”, relata Marcela.

O escoteiro Iago Santos, de 11 anos, considerou o dia muito divertido. “Ingressei no Escotismo ano passado e esta já é a terceira atividade ecológica que participo. Gostei muito de estar mais próximo do meio ambiente e junto com meus amigos ajudar  a natureza cultivando várias plantas típicas daqui”, conta o jovem.

O reflorestamento do Morro da Armação está inserido na estratégia da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói de se tornar o primeiro órgão do Poder Executivo do Rio de Janeiro a neutralizar suas emissões de gás carbônico.  Para alcançar a meta Carbono Neutro, a Secretaria terá que plantar 1.500 árvores até o final do ano.

Segundo Ricardo, o exemplo dado pelos escoteiros incentiva toda a sociedade a se empenhar por uma prática ambiental sustentável. “Mutirões como esses geram resultados positivos sobre a flora e a fauna da região, beneficiando a todos”, analisa o chefe escoteiro.

No mês de julho, os escoteiros devem retornar ao Morro da Armação para dar continuidade ao projeto ambiental. Apesar de ainda não ter data marcada, Ricardo antecipa que na próxima ação ecológica os escoteiros vão fazer a manutenção destas mudas e ampliar o espaço de plantio.

“A proposta é envolver o maior número possível de jovens nestas iniciativas porque a conscientização é o primeiro passo para a mudança de hábito das novas gerações. Colocar a mão na terra, plantar sua própria árvore é um fator de motivação para crianças e adolescentes que se tornam multiplicadores de atitudes sustentáveis. Os escoteiros desempenham papel importante, pois a juventude tem grande potencial para promover esse ideal saudável em seus círculos pessoais como a escola, a comunidade e a família", conclui.
Escoteiros de todas as idades participaram do mutirão de reflorestamento do Morro da Armação

Escotismo na cidade

Niterói e São Gonçalo reúnem 13 Grupos Escoteiros com um total de quase 600 jovens e adultos atuando nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Pendotiba, Piratininga e São Francisco. Em São Gonçalo, os escoteiros concentram-se nos bairros de Santa Luzia e no Colubandê. Para conhecer mais sobre o Escotismo, visite o site http://www.escoteiros.org.br.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível

Nenhum comentário: