quinta-feira, 7 de julho de 2011

Flip anuncia programação especial da Casa da Cultura

Atividades incluem realização de debates do projeto Brasilian Publishers, com abertura de Liz Calder, apresentações teatrais, bate-papos e lançamentos de livros   

A Casa da Cultura, em Paraty, abrigará uma programação especial durante a Flip deste ano. Em parceria com diversas instituições culturais do país a festa literária promoverá treze eventos naquele local, entre peças de teatro, debates, bate-papos e lançamentos de livro.  

A lista de autores que integrarão a programação da Flip-Casa da Cultura este ano inclui: Lourenço Mutarelli, Leandro Samartz, Carlos de Brito e Mello, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Tatiana Salem Levy, Sergio Vaz, além de Frederico Barbosa, valter hugo mãe e Marcelo Ferroni, também convidados da programação principal.  

Na abertura da programação da FLip-Casa da Cultura, dia 7, o Movimento por um Brasil Literário, realizará a partir das 11h45 um debate sobre a importância da leitura, com a participação da escritora Ana Maria Machado, autora de mais de 100 livros, e do mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário.

Também nesse dia, a partir de 19h, acontecerão dois painéis do Brasilian Publishers, iniciativa que promove o segmento editorial brasileiro no mercado global, fruto da parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Apex-Brasil. Com o tema Escrito em português. Lido no mundo, os debates envolverão autores, tradutores, agentes literários, instituições governamentais, editores e acadêmicos de diversos países. A abertura fica por conta da criadora da Flip, a inglesa Liz Calder.

Outro destaque da programação será a encenação de Tarsila, peça de Maria Adelaide Amaral baseada na vida da pintora e sua amizade com Mario e Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Com interpretação dos atores Betty Gofman, Eliane Giardini, José Rubens Chachá e Paschoal da Conceição, ela retrata os principais momentos da vida da artista brasileira.

Veja abaixo programação completa da Casa da Cultura na Flip.

Casa da Cultura na Flip
De 7 a 10 de julho, quinta a domingo
Local: Casa de Cultura - Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico Paraty RJ
Tel: 24  3371 2325
Eventos pagos: R$ 10
Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes na Casa da Cultura

PROGRAMAÇÃO

Dia 7 de julho, quinta-feira
  • 11h45: Manifesto por um Brasil literário - Pela terceira vez participando da Flip, o Movimento por um Brasil literário, parceiro da Casa Azul, promove um debate sobre a importância da leitura literária para a sociedade. Participam dessa conversa, entre outros os escritores, Ana Maria Machado e Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário.
  • 17h:  Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros – Recital Multimídia da obra de Oswald de Andrade - Produção cênica com poetas, músicos e VJ. Frederico Barbosa, Marcelo Ferreti, Susanna Busato e o coletivo MALLARMIDIALab irão apresentar uma visão plural da poesia de Oswald de Andrade. Verso livre, poema-pílula, prosaísmo e coloquialismo ganham destaque, além do poema-piada, que usa de humor e ironia para parodiar amplos domínios da literatura. Entrada franca
  • 19h e 20h30: Escrito em português. Lido no mundo - Ao promover um debate amplo em dois painéis, o projeto Brazilian Publishers pretende colocar em evidência a baixa inserção da literatura em língua portuguesa no mundo literário global e buscar caminhos que ajudem a reverter esse quadro. O debate conta com autores, tradutores, agentes literários, instituições governamentais, editores e acadêmicos. Abertura – Liz Calder
  • 19h: Painel 1 – Literatura em língua portuguesa: caminhos abertos - Com Claudiney Ferreira, do programa Conexões do Itaú Cultural, prof. Gustavo Sorá, da Universidad Nacional de Córdoba, Lúcia Riff, da Agência Riff, Nicole Witt, da Literary Agency Mertin, Jonah Straus, da Straus Literary. Mediação de Ángel Gurría--Quintana.
  • 20h30: Painel 2 – Literatura em tradução no mundo: oportunidades e barreiras - Com Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Ravi Mirchandani – editor da Atlantic Books, Erroll McDonald, editor da Pantheon Books/Random House, valter hugo mãe, autor português, e Marcelo Ferroni, autor e editor brasileiro. Mediação de Lúcia Riff.


Dia 8 de julho, sexta-feira
  • 11h: Paraty e o valor dos patrimônios da humanidade - Dalmo Vieira Filho, diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Pablo de la Riestra, historiador, e Diuner Mello, Presidente Casa da Cultura discutem o conceito de patrimônio da humanidade e suas dimensões políticas e ideológicas. Serão apresentados exemplos de preservação do conjunto arquitetônicos em cidades europeias e brasileiras, traçando paralelos com Paraty.
  • 18h: O Outro - Um relato dos últimos minutos de vida do pai de Lourenço Mutarelli, que tinha o mesmo nome que o filho. Com a participação de Lourenço Mutarelli (texto e atuação), Nilton Bicudo (direção e iluminação) e Tunica Teixeira (som). A produção pertence à série AuTORES EM CENA, do Itaú Cultural.  Entrada franca
  • 22h: Tarsila - Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, é baseada na vida da pintora e de seus amigos modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Interpretados pelos atores José Rubens Chachá, Paschoal da Conceição, Eliane Giardini e Betty Gofman, a peça aborda fatos cruciais na vida de Tarsila.


Dia 9 de julho, sábado
  • 11h: Bate-papo: Pessoas de Pessoa - Um encontro entre dois grandes especialistas na obra de Fernando Pessoa: Maria José de Lancastre, autora de Fernando Pessoa: uma fotobiografia (amplo registro iconográfico sobre o poeta português) e José Paulo Cavalcanti, autor do minucioso trabalho de pesquisa que resultou em Fernando Pessoa: quase uma autobiografia.
  • 15h15: Bate-papo: Máscaras e fantasmas - Dois escritores que assombram a cena literária. Os contos de Uma fome,do gaúcho Leandro Samartz, são habitados por atores que reencenam a memória judaica e os holocaustos cotidianos. E A passagem tensa dos corpos, do mineiro Carlos de Brito e Mello, é um romance perturbador, com óbitos e cadáveres catalogando o rosto invisível da morte.
  • 18h: Solidão continental - Uma viagem pelos interiores do protagonista anônimo de João Gilberto Noll, que se locomove, se debate e vira estátua, desde a Copacabana do seu romance A fúria do corpo, até o abraço final com seu amante na selva brasileira. Produção da série AuTORES EM CENA. Curadoria de Marcelino Freire, com o próprio João Gilberto Noll, Fernanda D’Umbra e Edson Kumasaka. Entrada franca
  • 19h30: Literatura e liberdade - No lançamento da antologia Liberdade até agora, organizada por Eduardo Coelho e Marcio Debellian, debatem os escritores João Paulo Cuenca (Flip 2010), Luiz Ruffato (Flip 2003), Tatiana Salem Levy (Flip 2009), Alessandra Colasanti e a artista plástica Joana Coccarelli, ilustradora do livro. A obra reúne contos de autores como Machado de Assis, Lima Barreto e Clarice Lispector, entre outros.


Dia 10 de julho, domingo
  • 11h: Palavras das ruas - Pedras, várzea, quebradas, sarau, Maria e João, café com leite, facão, corre, corre, poesia, vira-lata... O poeta Sérgio Vaz produz e apresenta espetáculo de poesia com autores que conhecem e escrevem sobre as ruas de São Paulo. Com Sérgio Vaz, Rodrigo Ciríaco, Marcelino Freire e Cocão. Entrada franca

Nenhum comentário: