terça-feira, 26 de julho de 2011

Peça de Dias Gomes tem leitura no Teatro Municipal


A terceira edição do Ciclo de Leitura Dramatizada apresenta no mês de julho no Teatro Municipal de Niterói a peça “Vamos Soltar os Demônios” de Dias Gomes no dia 26 de Julho, terça-feira, às 19h. O Ciclo é uma realização do Fórum de Artes Cênicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação.

Dirigida por Ricardo Sanfer e escrita em 1969 no contexto da ditadura militar brasileira, a peça expõe a posição de um intelectual na política. Apresentada em dois atos, “Vamos Soltar os Demônios” se passa em um apartamento que serve para encontros de amor entre os amantes Dr. Moura e sua secretária, Vera, ambos casados com outras pessoas. Dr. Moura, chefe de seção do funcionalismo público, prometera à Vera um aumento caso ela aceitasse sair com ele, mas eles não esperavam encontrar no apartamento o jornalista intelectual Sérgio Pontes que, vestido de padre, foge da repressão dos militares. O constrangimento se agrava quando entra em cena a mulher do Dr. Moura, Nara, que chega ao apartamento.

Os conflitos humanos, sociais, políticos e sentimentais são expostos a partir da premissa da relação entre os personagens e entre a narrativa e o contexto histórico do país. . Ao comentar sobre sua peça, Dias Gomes afirma que a partir da ligação entre o homem e mulher – marido com sua mulher, do Chefe e sua amante – as relações entre política e sexo “pôs a nu as contradições de um intelectual de esquerda”.


Vamos Soltar os Demônios, de Dias Gomes
III Ciclo de Leitura Dramatizada
Data: 26 de Julho, terça-feira
Hora: 19h
Gratuito (Distribuição de 200 senhas 30 minutos antes do início do espetáculo)
Teatro Municipal de Niterói
 Rua XV de Novembro, 35 – Centro - Niterói - RJ
Tel.:21 2620-1624

Nenhum comentário: