sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pinheiro Junior autografa livro “A Ultima Hora (como ela era)”

Noite de autógrafos será na Livraria Labyrintho no Shopping Itaipu Multicenter, dia 04 de agosto, quinta-feira

O jornalista Pinheiro Júnior, convida para noite de autógrafos do seu novo livro “A Ultima Hora (como ela era)”, pela editora Mauad X ,no dia 4 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h, na Livraria Livraria Labyrintho ( no primeiro piso Itaipu Multicenter) . Segundo Pinheiro Junior “Ultima Hora encarnava Samuel Wainer, assim como SW era a própria encarnação de UH”. Uma redundância apenas aparente, explica ele, porque “neste caso a pessoa não existiria sem o objeto e vice-versa”.  Mas como se tratava de um jornal de celebridades que marcaram a história, UH personificava também o presidente Getúlio Vargas, que deu o jornal de presente e como prêmio a SW, cuja famosa reportagem de sua autoria “Ele voltará”, publicada nos Diários Associados, antes da fundação de UH, cunhou decisivamente a campanha de eleição do criador do Estado Novo brasileiro.

Pinheiro Junior diz que este é um livro de jornalismo narrativo e de memória explícita, mas também é o romance não ficção de um jornal cercado de comédias, dramas e tragédias em suas páginas e no próprio dia a dia da redação. “Uma história fascinante e imperdível, representada ainda pelo escritor Moacir Werneck de Castro, mais que o redator-chefe, um verdadeiro condottière da difícil sobrevivência intelectual deste que seria o mais massacrado dos jornais brasileiros. “Massacrado primeiro por elites sempre à direita dos acontecimentos. Depois pela longa ditadura que levou fontes e inspirações de UH à inanição”.

O livro mostra que UH foi também um jornal de super-reportagens. Daí que o autor é exatamente o repórter que ganhou celebridade por desenvolver o que na época foi chamado de “jornalismo de cruzado” com campanhas que mobilizaram o País.  Uma delas foi a famosa reportagem sobre a juventude transviada carioca, que marcou época em 1957.O livro de Pinheiro Junior mostra ainda que nem tudo era dramático no jornal Ultima Hora. Porque lá estavam figuras gaiatas, gozadoras e piadistas que não se enquadravam em ideários por menos disciplinadores que fossem. Assim abasteceram de riso os episódios desta obra que divertem o leitor com o circo que abria sua lona na redação de UH e mobilizava comediantes, além de Nelson Rodrigues, como o editor Augusto Donadel e o repórter Amado Ribeiro.  Alegre mas doloroso, este jornal empolgou o País enquanto os inimigos da liberdade deixaram que ele fosse autêntico. Por isso, a história (e lenda) de UH se confunde e se mistura com a própria história (e lenda) dos presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, protagonistas privilegiados ao lado de dezenas de outras personalidades do jornalismo e da política de uma época das mais conturbadas da nossa História.

O prefácio do livro é do jornalista Maurício Azêdo, presidente da ABI, ele próprio dos mais marcantes redatores e colunistas de UH, ao lado de João Saldanha, Jacintho de Thormes (colunista social e comentarista esportivo), Geraldo Escobar, Aparício Pires e atletas insuperáveis como Ademir Menezes e Ademar Ferreira da Silva, os quais emprestaram seu conhecimento às páginas de UH.

O autor de “Ultima Hora (como ela era)” – jornalista José Alves Pinheiro Júnior – foi durante 17 anos repórter, redator, editor e por fim diretor responsável do jornal que SW fundou. Passou pelas principais editorias de jornais do País, movimentou rádios e participou de redes de TV. Hoje escreve livros. Dentre os quais “Esquadrão da Morte” (Coordenada Editora de Brasília), “Mefibosete e outros absurdos” (Europa), “Aventuras dos meninos Lucas-Pinheiro” (Europa) e “Bombom Ladrão” (Auracom). 

A noite de autógrafos  acontece no dia 4 de agosto, quinta-feira, a partir das 19h. 
A Livraria Labyrintho fica no Itaipú Multicenter, 
Estrada Francisco de Cruz Nunes, n° 6501, 
lojas 171/162. 
Tel.: 2608-2126 / 2608-1142. 
Itaipú - Niterói.

Nenhum comentário: