segunda-feira, 4 de julho de 2011

SEC devolve à população Biblioteca Pública de Niterói restaurada e modernizada

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) inaugura no próximo dia 05 de julho, às 10h, a obra de restauração, modernização e adequação da Biblioteca Pública de Niterói. A cerimônia contará com as presenças do Governador Sérgio Cabral; do Vice Governador Luiz Fernando Pezão; da Ministra de Estado de Cultura, Anna de Holanda; da Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes; do Prefeito do Município de Niterói, Jorge Roberto Silveira; e do Presidente da Academia Fluminense de Letras, Edmo Rodrigues Lutterbach.

Guti Fraga, diretor do grupo Nós do Morro, será o mestre de cerimônias de uma programação que inclui apresentações musicais – MC Leozinho e a cantora lírica Neide Barros Rego – e uma exposição sobre o Café Paris, reduto literário histórico de Niterói.

As novas instalações da biblioteca seguem o conceito das Bibliotecas Parque e combinam as características originais do seu espaço com a modernidade e a tecnologia de um novo conceito de biblioteca, proporcionando mais que um simples acesso à leitura. Seu acervo de livros, jornais, revistas, mapas, obras raras, enciclopédias e biografias foi atualizado.

Além disso, estão à disposição do público DVDs, um milhão de músicas digitalizadas e acesso livre à internet em vários computadores.

A biblioteca ganhou novo mobiliário, espaço infantil moderno, lúdico e dinâmico, assim como salas apropriadas para exposições, exibições individuais de filmes, saraus de poesia e leituras dramatizadas.

Para a Secretária Adriana Rattes, “essa unidade será uma biblioteca-referência, parte de uma rede de Bibliotecas Parque, um centro cultural de acesso ao conhecimento e à informação, ao lazer e ao entretenimento. A tendência é que as bibliotecas deixem de ser um depósito de livros para se tornarem locais públicos e gratuitos, onde a população possa buscar informação em qualquer mídia”.

A Biblioteca Pública de Niterói oferecerá acesso livre às estantes e gratuito à internet; catálogo bibliográfico online; audição individual de música; sessões coletivas e individuais de filmes; serviços para portadores de necessidades especiais; empréstimo domiciliar de livros e DVDs; programas de leitura e culturais, entre outras atividades.

A Superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, Vera Saboya, acredita que a nova fase da BPN possibilitará o desenvolvimento de um universo cultural mais amplo para o público de Niterói.

- A BPN está dotada de modernas instalações e conjugará suas características originais com modernas tecnologias, que proporcionarão maior interação e participação do público com a cultura – frisou ela, As novas bibliotecas do Estado vem com a força de um novo impulso iluminista. E a BPN certamente cumprirá seu papel de acesso ao conhecimento, à cultura e arte para toda a população fluminense. 

A  Bibilioteca Pública de Niterói funcionará de terça a sexta, de 10h às 20h, e aos sábados e domingos, de 10h às 19h.

 Bibliotecas Parque

A Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro está construindo uma rede de Bibliotecas Parque, trabalhando o conteúdo desses espaços a partir de um programa de laboratórios da palavra e de atividades culturais, tudo gratuitamente.

As Bibliotecas Parque são um marco na visão do Estado de como são concebidas e implementadas as políticas culturais. Elas organizam um novo patamar de atendimento, com qualidade física, humana e de serviços. Na promoção da leitura, na produção, fruição e difusão das produções artísticas, e, especialmente, na viabilização do acesso à cultura.

As Bibliotecas Parque oferecem em seu espaço acesso livre às estantes; acervos diversificados e em diferentes suportes; acesso às novidades do mercado editorial; empréstimo domiciliar; capacitação digital; acesso gratuito à internet; catálogo bibliográfico online; audição individual de música; sessão individual e coletiva de filmes – DVDteca; serviços para portadores de necessidades especiais; atividades com crianças e jovens; atividades de promoção de leitura; encontros comunitários; atendimento especial para deficientes visuais; literatura; biblioteca infantil e ludoteca.

Programação:
Guti Fraga – Mestre de Cerimônias (diretor do Grupo Nós do Morro)
Apresentações :
. MC Leozinho – Voz e violão
. Neide Barros Rego - Cantora lírica, acompanhada pela pianista Therezinha de Maria Carvalho Pinto, apresentando a “Ave Maria” de  Schubert
Exposição:
Café Paris e a Antiga Roda Literária de Niterói – acervo de Lourenço de Araújo -  curadoria de Emílio Elgenheer 


Inauguração das obras de restauração da Biblioteca Pública  de Niterói 
Dia – 05/07/11
Horário – 10h
Local – Biblioteca Pública de Niterói -  Praça da República, s/nº - Campo de São Bento – Niterói. Tel. 3601- 1956

Um comentário:

Felipepompeua disse...

Muito boa notícia! Mais um ganho para nossa sociedade!