sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cultura será palco de audiência e de festa na Câmara de Niterói


A Câmara deVereadores abre suas portas à cultura nesta segunda-feira, 22, Dia do Folclore.A partir das 14h30 as escadarias da entrada principal serão lavadas, marcando aunião simbólica de todas as vertentes artísticas da cidade para uma série deeventos com entrada franca. Dança, música, poesia, circo, exposição, filmes emuito mais durante toda a tarde. À noite, às 20 horas, será realizada umaaudiência pública no Plenário Brígido Tinoco com representantes das esferasmunicipal, estadual e federal sobre temas ligados ao movimento dedemocratização da política pública para o setor. Organizada pelo ConselhoMunicipal de Cultura e pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, presididapelo vereador Vitor Junior (PT), a agenda de eventos pretende montar um paineldas tradições e da produção artística de Niterói, ocupando diversos espaços dasede do legislativo.

Às 15h,apresentam-se a banda da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);os integrantes do grupo de Capoeira de Mestre Zezeu; e os dançarinos do JongoFolha da Amendoeira, do Instituto Gingas e do Muanza Mezú. A oficina de dançaministrada pelo Jongo Congola da Tia Noinha, de Campos dos Goytacazes, que vemà cidade especialmente para integrar o encontro, vai ensinar os interessados adarem os primeiros passos nas danças tradicionais afro. Em seguida, às 16h,sobem ao palco armado no estacionamento da Câmara, o Coral da Companhia deLimpeza Urbana de Niterói (Clin) e, logo após, as crianças do Projeto CateretêBrasil. O Auditório Cláudio Moacyr, no segundo andar da Câmara, serátransformado em cinema para exibição de três filmes de curta-metragem, às 15h,15h30 e 16h. A seleção de filmes é do Movimento Arte Jovem Brasileira.

No saguãode entrada acontecem exposições de artesanato, livros e uma montagem especialem homenagem aos 99 anos do jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel,homenageado pelos vereadores durante a festa de 192 anos da Câmara. Ainda estãoprevistas apresentações circenses, de conjuntos musicais, declamação de poesiase balé, fechando com o Bloco Saias na Folia. Além de Vitor Junior, integram aComissão de Educação e Cultura os vereadores Waldeck Carneiro (PT), comovice-presidente; e os colegas Carlos Macedo (PRP), Padre Ricardo e SérgioFernandes, ambos do PDT, como membros efetivos.

Nenhum comentário: