segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Orquestra Jovem Música no Museu no Teatro Municipal de Niterói



A Orquestra Jovem Música no Museu se apresenta no palco do Teatro Municipal de Niterói, no dia 22 de agosto, segunda-feira, às 19h. O evento gratuito acontece em comemoração do aniversário de 60 anos da ACHUAP – Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro.

A Orquestra realiza concertos que buscam privilegiar a música de boa qualidade sem distinção de procedência, escola ou época, dando destaque a jovens talentos do cenário brasileiro. Regida e dirigida pelo Maestro Anderson Alves, a orquestra surgiu da realização dos concertos regulares da série “Música no Museu”, versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo como Metropolitan, MoMA, Louvre, entre outros.

O projeto foi inaugurado em dezembro de 1997 pelo violonista Turíbio Santos e se apresenta hoje em 40 dos melhores museus, igrejas e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro como o Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu de Arte Moderna, entre outros. No entanto, a série não se contentou apenas com os espaços cariocas e iniciou projeto de expansão a partir de 1999, promovendo apresentações em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianopólis e outras cidades brasileiras, sempre com enorme sucesso de público. No parâmetro internacional, a orquestra já se apresentou em Paris, Nova Iorque, Washington, Praga, além de cidades em Portugal, Espanha, Marrocos e Índia e hoje completa 13 anos de atividades com mais de 2 mil e 500 concertos gratuitos e mais de 300 mil ouvintes.

Partindo da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, a orquestra apresenta de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha. No programa do concerto no Teatro Municipal estão previstas músicas de Grieg, Vivaldi, Bach, Villa-Lobos, entre outros.


Orquestra Jovem Música no Museu comemora 60 anos da ACHUAP
Data: 22 de agosto, segunda-feira
Horário: 19h
Gratuito (distribuição de 200 senhas meia hora antes do espetáculo)
Classificação etária: Livre
Duração 90 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
 2620-1624

Nenhum comentário: