quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sessão solene vai homenagear políticos do período da fusão


Tudo pronto para a grande festa em comemoração aos 192 anos da Câmara de Vereadores de Niterói, na próxima quinta-feira, dia 11. Além da missa em ação de graças, de um dia inteiro de serviços prestados à comunidade, exposição e palestras, cerca de 25 homens públicos, incluindo ex-deputados, ex-vereadores, e ex-prefeitos, além de funcionários antigos que trabalhavam na Casa durante a última sessão antes da mudança para o atual prédio, serão homenageados em sessão solene.   

Entre os ex-deputados estão Flávio Palmier, João Galindo, Josias Ávila, Saramago Pinheiro, Astor Melo  e Zoelzer Poubel; todos ligados ao município de Niterói e com participação na última sessão solene no prédio onde hoje funciona a Câmara de Vereadores. Na época do antigo Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão, o prédio servia como Assembleia Legislativa. Já os ex-vereadores Adilson Lopes, Alédio Oberlander, Antonio Morgado, Armando Barcellos, Civis Ribeiro, Coimbra de Mello, Dircíllo Rocha, Donald Guimarães, João Batista da Costa Sobrinho, João Teixeira, Jofre Saud, José Paez, José Vicente Filho (atual vice-prefeito), Pedro Genn, Rafael Rocha e Wolney Trindade, que faziam parte do primeiro grupo que iniciou o período legislativo no prédio, também serão agraciados. 

Já entre os ex-prefeitos estão Ivan de Barros e Ronaldo Fabrício, que governaram a cidade no período da fusão. Durante a sessão solene a primeira ata de instalação da Câmara entrará em plenário. Todos os homenageados ou seus representantes e familiares receberão troféus e um certificado. Os antigos funcionários até hoje em atividade são Adelaide Carvalhal, Altiva Ferreira Pimenta, Míriam de Fátima Perrout, Vera Lucia Cotrim e Luiz Carlos Maia também serão homenageados. A Câmara também homenageará os jornalistas Luiz Antonio Pimentel e Jourdan Amora e o Grupo Fluminense de Comunicação.   

Dezenas de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades diversas da sociedade civil já confirmaram presença nas comemorações dos 192 anos da Câmara. Durante todo o dia, a partir das 10 horas, as dependências internas e externas do Legislativo estarão abertas ao público oferecendo diversos serviços. Dicas de saúde, programação cultural, emissão de documentos e cuidados com o visual já estão confirmados. Estandes, tendas, trêileres e até uma carreta estarão à disposição da população. O dia festivo começa às 9 horas, com missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Às 17 horas tem início a sessão solene com homenagens a classe política. “A exemplo do que aconteceu nos dois últimos aniversários, contamos com a participação de toda a sociedade nas comemorações. A Câmara deve ser a casa do povo em todos os momentos, tanto no exercício da democracia quanto nas horas de festa”, ressalta o presidente da Casa, vereador Paulo Bagueira. 

Um comentário:

André Dias disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.