quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Convênio entre Câmara e Hospital Silvestre realizou exames em 76 mulheres

Em outubro convênio vai garantir exames também para homens

Setenta e seis exames que detectam o câncer do colo do útero e de mamas foram feitos através de convênio firmado entre a Câmara de Niterói e o Hospital Adventista Silvestre, de Santa Tereza e a Secretaria de Saúde de Niterói. Um trailer equipado com equipamentos ginecológicos para a realização dos exames atendeu de segunda a quinta-feira, no horário entre 9 e 15 horas, mulheres que procuraram o serviço de saúde montado na área de estacionamento do Legislativo.

 Além da equipe do Hospital, funcionários da Câmara trabalharam como voluntários e o serviço será prestados novamente na última semana de outubro, durante 15 dias. Nesta fase, os homens também, poderão fazer coleta de sangue para realizar o exame  de PSA, importante para diagnosticar alterações na próstata. A vinda da equipe do Hospital Adventista deu-se por iniciativa do vereador Emanuel Rocha, primeiro-secretário da Câmara.

De acordo com Salisa Roberta dos Santos Schumann, enfermeira do Hospital Silvestre, é fundamental que todas as mulheres façam o exame uma vez por ano. “Se detectamos alguma alteração, encaminhamos a paciente à Divisão Médica da Câmara que fez o pedido para exames complementares, como mamografia e ultrassom, nos hospitais e policlínicas da Rede Municipal de Saúde”, explicou Salisa. O Hospital Silvestre também tem convênio com Instituto Nacional do Câncer (Inca) para casos mais graves.

Para quem não fez o exame e ainda pretende fazer em outro local público ou particular, é importante que não tenha tido relações sexuais nos três dias anteriores; não fazer uso de cremes vaginais e deve evitar o uso da ducha vaginal. Para melhor resultado dos exames, ele deve ser feito com um mínimo de sete dias após o fim do ciclo menstrual ou estar faltando, no máximo, três dias para seu início. A mulher também não pode estar fazendo uso de espermicidas.

SAIBA MAIS

O câncer de colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobrevivência. Normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo, pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como músculos e pele, assim como nódulos sob o braço. Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, a doença é a terceira maior causa de morte entre mulheres nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: