quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Falando de saúde: Challenge disc

Por Dra. Sandra Barbosa  


Acaba de tornar-se disponível, em Itaipú, o Challenge disc.  Equipamento europeu que destina-se ao treino e reabilitação, desde indivíduos sem aptidão física até atletas.  Este disco trabalha a coordenação, o equilíbrio e o fortalecimento muscular, de forma bastante lúdica, quebrando o estigma de que para treinar e/ou recuperar-se de lesões precisamos nos submeter a sessões monótonas e repetitivas de fisioterapia.  

Acoplado ao computador, o disco proprioceptivo é gerenciado por um programa com variadas opções de treino: desde simulador de jogos de futebol, golf, ping pong, até corrida de automóvel. O profissional que acompanha o aluno irá determinar qual a melhor opção para ele e se manterá disponível durante todo o treino.  

Conforme nos tornamos “craques” num nível, passamos para o seguinte, mais difícil, onde, novamente, temos que nos adaptar e treinar para conseguir melhorar o nosso equilíbrio. Esse equipamento, novidade européia que começa a ganhar espaço aqui no Brasil, é um dos pouquíssimos existentes aqui no Rio de Janeiro.  Além dele, atualmente, só no Hospital Sara Kubitschek.  O tempo de treino é curto. Apenas 15 minutos durante 3 vezes por semana são capazes de melhorar a performance de atletas ou de reabilitar lesões articulares, musculares e/ou ligamentares. 

Hoje, ele é a principal opção na reabilitação física, nos mais importantes Centros de Treinamento Europeus.  Com a criatividade do Personal Training ou do Fisioterapeuta que acompanham seu paciente, são possíveis variações personalizadas para atender a necessidade individual de cada um.  

O Challenge Disc é capaz de trabalhar grupamentos musculares de modo funcional, garantindo não só a recuperação de lesões, mas, particularmente, diminuindo a chance de recidivas das mesmas.  Esse é o seu grande diferencial em relação às técnicas de reabilitação tradicionais.  Através da tentativa em realizar os movimentos que o programa solicita, somos levados a buscar o equilíbrio durante toda a sessão e, assim, fortalecemos os músculos e ligamentos que dão estabilidade às nossas articulações. 

Vale a pena vir conferir essa novidade que o SPAÇO DOSHA, pioneiro, traz para você.  Você irá ganhar maior estabilidade, melhor coordenação, além do que, você estará prevenindo lesões futuras, lesões estas provenientes até mesmo do tão conhecido processo de envelhecimento.  

Vale a pena se cuidar, principalmente quando este cuidado gera prazer! Venha divertir-se! Viva com saúde! Viva feliz! 

Dúvidas e sugestões: Dra. Sandra Barbosa, Fisioterapeuta, Especialista em Biomecânica, Docente das Disciplinas de Promoção da Saúde na Mulher e Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica das Faculdades Pestalozzi e Universo – Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher – Faculdades Pestalozzi 
Responsável Técnica do Spa’ço Dosha – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8693 QD 02, Itaipu, Niterói. Tel. 2609-0793 

Nenhum comentário: