quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Câmara sedia encontro do Sistema Municipal de Cultura

Audiência Pública convocada pela Alerj reúne autoridades e lideranças culturais.  

Traçar as diretrizes do Conselho, do Plano e do Fundo Municipal de Cultura foi o tema discutido em audiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 10, na Câmara de Vereadores de Niterói. Presidida pelo deputado estadual Robson Leite (PT), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o evento trouxe ao plenário o chefe da Representação do Ministério da Cultura para os estados do Rio e Espírito Santo, o vereador licenciado André Diniz; e Delmar Cavalcanti, representante da Secretaria Estadual de Cultura. “Precisamos formatar e implementar uma política cultural permanente, que caminhe independente da vontade dos governos. Esta é nossa décima segunda audiência pública e estamos no caminho certo, ouvindo a sociedade”, disse Robson Leite.  

Na avaliação de André Diniz, a implantação do chamado CPF (tripé envolvendo Conselho, Plano e Fundo) é determinante para o desenvolvimento de qualquer projeto. “Se os municípios quiserem investimentos, aprovação de projetos ou qualquer outra atividade envolvendo recursos federais, precisam aderir ao sistema nacional. Niterói está deficiente nesse processo. Vou ajudar as Prefeituras que quiserem apoio do Ministério e queremos focar em ações regionais”, explicou Diniz.  

Também participaram os vereadores Leonardo Giordano (PT); Gezivaldo Ribeiro de Freitas, o Renatinho (PSOL); Paulo Bagueira (PPS), presidente do Legislativo niteroiense; Carlos Ney, secretário de Cultura de São Gonçalo; o vereador carioca Reimont Luiz (PT), da Frente Municipal de Apoio a Cultura; e representantes dos municípios de Itaboraí e Tanguá; além de diversas lideranças envolvidas com a cultura de Niterói. 



Nenhum comentário: