terça-feira, 18 de outubro de 2011

Escola de Engenharia da UFF Promove Festival de Música

O Projeto Som da UFF é um festival de música universitária, caracterizado por ser o maior do Estado do Rio de Janeiro. Foi criado e coordenado por professores e estudantes de graduação em Produção Cultural, do Instituto de Artes e Comunicação Social, da Universidade Federal Fluminense. Sua 4ª edição aconteceu em 2006. Sem apoio, o projeto deixou de ser realizado nos anos seguintes.

Este ano ganhou o apoio institucional da Escola de Engenharia da UFF, que já realizava tradicionalmente todo ano seu festival de música, intitulado “Festival de Bandas da Engenharia”.

Visando transformar esses festivais em um evento maior e com a participação de mais bandas, dando oportunidade a universitários de outras instituições de ensino superior, os projetos se unificaram para realizar a 5ª edição do “Som da UFF”.

Foram inscritos grupos musicais de diversos estilos e as etapas eliminatórias e classificatórias aconteceram no mês de setembro, no Sesc-Niterói, abertas ao público, com entrada franca, através de audição aberta.

Foram selecionadas 12 bandas para concorrer à final, nos dias 19 e 20 de outubro na Escola de Engenharia da UFF.

As bandas selecionadas foram, por ordem alfabética:

1 - Barbara Boneca e os Marionetes
2 - BR 69
3 - Brasil de Cara
4 - Equal
5 - Facção Caipira
6 - Gente Estranha no Jardim
7 - Grupo Barravento
8 - Kapitu
9 - Na Sala do Sino
10 - Psico
11 - Stereomob
12 - Strada de Terra

A Escola de Engenharia, empenhada na realização do evento, espera que o evento seja um sucesso e que abra as portas do mercado musical para esses estudantes engajados na música e no desenvolvimento artístico.

A premiação para a melhor banda será a gravação de um CD. A melhor música levará a gravação de um videoclipe. O melhor instrumentista e o melhor intérprete levarão um vale instrumento cada um.

Além das premiações, os estudantes de Produção Cultural, envolvidos no festival produzirão um documentário e um livro.

Estão envolvidos diretamente na produção do evento a Escola de Engenharia, como grande realizadora, e parceiros alunos dos cursos de Produção Cultural, Cinema e Comunicação Social.

O Som da UFF faz parte da Semana de Engenharia, que acontece dentro da Agenda Acadêmica, um evento importante na UFF que mostra toda produção acadêmica de seus alunos.

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, às 17h, na Escola de Engenharia da UFF e o show de encerramento será com a Orquestra Voadora.


Nenhum comentário: