sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Exames gratuitos para homens e mulheres na Câmara de Niterói

O consultório itinerante do Hospital Adventista Silvestre, de Santa Tereza, retornou à Câmara de Vereadores para realização de novos exames de prevenção ao câncer. Desta vez os homens também serão atendidos com avaliação do PSA para detectar a probabilidade do câncer de próstata. Até 3 de novembro, de segunda à quinta-feira, entre 9 e 15 horas, a detecção do câncer no colo de útero e de mamas estará sendo feito em mulheres. Já nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a partir das 8 horas, será realizada a coleta de sangue em homens e mulheres para realização de hemograma completo, lipidograma para medir o colesterol, glicose e o PSA.

“Para coleta de sangue tanto homens como mulheres devem estar em jejum de 12 horas e trazerem um documento de identidade. A nossa previsão é que sejam realizados 200 exames de sangue, 100 a cada dia. Para as mulheres, além dos testes rotineiros, também estamos verificando a dosagem hormonal”, explica Salisa Roberta dos Santos Schumann, enfermeira do Hospital Silvestre. A vinda da equipe do Hospital Adventista deu-se por iniciativa do vereador Emanuel Rocha (PDT), primeiro-secretário da Câmara. Qualquer pessoa pode fazer o exame gratuitamente, só em setembro foram realizadas 76 avaliações médicas. Além da equipe do Hospital, funcionários da Câmara trabalham como voluntários.

Para as mulheres que forem realizar o exame é importante que não tenham tido relações sexuais nos três dias anteriores; não fazer uso de cremes vaginais e evitarem o uso da ducha vaginal. Para melhor resultado dos exames, ele deve ser feito com um mínimo de sete dias após o fim do ciclo menstrual ou estar faltando, no máximo, três dias para seu início. A mulher também não pode estar fazendo uso de espermicidas.

Ainda conforme Salisa Schumann, é fundamental que todas façam o exame uma vez por ano. “Se detectamos alguma alteração, encaminhamos a paciente à Divisão Médica da Câmara que faz o pedido para exames complementares, como mamografia e ultrassom, nos hospitais e policlínicas da Rede Municipal de Saúde”, explicou. O Hospital Silvestre também tem convênio com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para casos mais graves.

SAIBA MAIS

O câncer de colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

O câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobrevivência. Normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo, pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como músculos e pele, assim como nódulos de pus sob o braço. Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce e tratamentos aperfeiçoados, a doença é a terceira maior causa de morte entre mulheres nos Estados Unidos.



Nenhum comentário: