sábado, 12 de novembro de 2011

XI ENEE vai reunir acadêmicos, industriais, civis e militares para discutir o fortalecimento da indústria de defesa no Brasil

A indústria de defesa brasileira será o tema central do XI Encontro de Estudos Estratégicos (ENEE), promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pelo Ministério da Defesa, entre 16 e 18 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro.

O desenvolvimento da indústria nacional de defesa, considerada um grande alavancador de tecnologia no mundo, promove inovações que beneficiam não só o Brasil, mas também a sociedade como um todo.

Ao mesmo tempo, essa é uma área que possui uma grande demanda de mão de obra, infraestrutura, instalações e investimentos do Estado. Para discutir os principais problemas, desafios e prioridades que deverão ser considerados para que o País desenvolva uma indústria de defesa consolidada, capaz de aparelhar o Estado e contribuir para a independência e soberania nacionais, o encontro irá reunir militares e civis em torno de uma agenda comum.

O ministro da SAE, Moreira Franco, fará a abertura do evento que, entre outros temas, irá discutir os impactos da indústria de defesa para o desenvolvimento nacional; as vertentes econômico-social, incentivos à indústria nacional, emprego, renda e infraestrutura e a transformação da defesa nacional.

No contexto internacional, serão discutidos os mecanismos de compensação comercial, tecnológica e industrial; transferência de tecnologias; integração da Base Industrial de Defesa (BID) na América do Sul e conquista de mercados externos.

A ideia é tratar as questões estratégicas para o País e para o setor da indústria de defesa nacional, com o objetivo de produzir insumos para a implementação de políticas públicas mais eficazes em setores estratégicos.

O XI ENEE representa a integração entre civis e militares com o apoio da sociedade em torno de um objetivo comum, de unificar experiências para propor ações que beneficiem todos os setores da sociedade.  

No âmbito industrial, muitos produtos desenvolvidos para atender às demandas da área de defesa ganharam espaço no mercado, e hoje atendem diversos setores. No Brasil, o etanol foi desenvolvido como combustível alternativo de aviação e acabou sendo utilizado no meio civil. Nos Estados Unidos, a internet surgiu como meio alternativo de comunicação da área de defesa, e atualmente é um instrumento utilizado pelo mundo todo. 

Esses são alguns dos exemplos em que a tecnologia foi desenvolvida para atender a uma demanda da área de defesa e acabou migrando para atender a outras necessidades da sociedade. São as chamadas tecnologias de uso dual.

Maiores informações: http://www.sae.gov.br/enee/

O quê: XI Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE)
Quando: Dias 16, 17 e 18 de novembro
Onde: Escola Naval, Av. Alte. Sylvio de Noronha, s/n – Castelo – 20021-010 – Rio de Janeiro
Ilha de Villegagnon, atrás do aeroporto santos Dumont

Nenhum comentário: