segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Canadá lidera ranking de destinos preferidos para intercâmbio

A Belta - Associação Brasileiras de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais - realizou pesquisa que mapeou o mercado de educação internacional e intercâmbio no Brasil. O estudo foi executado pela Ideafix Pesquisas Corporativas e contou com o patrocínio do British Council, Icef e Coris.
Em 2010, 167.432 estudantes brasileiros fizeram algum tipo de curso no exterior, girando mais de um bilhão de dólares. Mais de 60% das agências consideraram que dos últimos cinco anos, 2010 foi o que teve o maior número de alunos enviados ao exterior. A pesquisa apontou que em 2011 estima-se que o número de estudantes brasileiros no exterior tenha chegado a 215 mil, girando mais de 1,5 bilhão de dólares. Em 2012, a previsão é que esse número salte para 282 mil estudantes, com quase dois bilhões de dólares injetados no segmento.
   
Ao listar os três países mais procurados, 90% das agências de intercâmbio, como a World Study, citaram o Canadá como primeira opção. No segundo lugar, os Estados Unidos apareceram em quase 70% das respostas. E o Reino Unido é o terceiro destino mais requisitado em cerca de 60% das empresas. Fatores como custos, facilidade para tirar o visto, segurança, qualidade do ensino e hospitalidade foram os principais motivos que fizeram do Canadá o destino mais procurado pelos brasileiros.

Ordem semelhante se aplica aos cursos de inglês no exterior. Canadá vem como primeira opção para 60% dos alunos, seguido por Estados Unidos, 21,1%, e Reino Unido, 15,5%. A França aparece como a principal escolha para cursos de francês em 76% dos estudantes, seguida pelo Canadá com quase 17%. Para espanhol, a Espanha lidera com mais de 70%. Argentina e Chile vêm na sequência com 19,7% e 2,8% respectivamente.


Nenhum comentário: