segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Câmara de Niterói exibe amanhã documentário “Tambores”


O documentário Tambores, exibido no Festival do Rio e produzido pela Cinevideo,  será exibido amanhã, terça-feira, dia 14 de fevereiro, às 19h30m no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói com entrada gratuita e livre para qualquer idade. A exibição será seguida de um debate com a jornalista Luana Dias, uma das produtoras do filme que tem 1h10m de belíssimas imagens feitas no Brasil, Quatar, China, Portugal e diferentes países da África. 


Exibido no festival de Cinema de Maputo, capital de Moçambique, onde foi lançado, o filme mostra a cultura dos países através dos sons emitidos pelos tambores em diferentes culturas. O documentário procura traçar uma correlação  entre diferentes povos através dos tambores, usados para expressar momentos, como por exemplos os de tristeza e alegria. 


Entre os presentes para a exibição do documentário estarão representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos de Niterói e São Gonçalo, convidados durante o Dia Nacional do Samba comemorado na Câmara de Vereadores de Niterói no dia 2 de dezembro. “Na palestra que fiz nas comemorações do dia do samba, falei sobre o documentário e disse que era uma oportunidade única para aqueles que atuam junto às escolas, já que o tambor é um dos principais instrumentos das baterias”, afirma Mário Dias, organizador do evento. 


No Brasil, o documentário mostra o trabalho desenvolvido no Maranhão com o Tambor de Crioula, uma expressão africana que envolve dança, canto e percussão de tambores e que é tombado como patrimônio imaterial brasileiro desde 2007.  “Mostramos no documentário como há muita coisa em comum entre os países retratados e seus ritmos musicais”, explica Luana Dias. O filme tem produção executiva de Monica Monteiro e direção de Sérgio Raposo. 

Nenhum comentário: