terça-feira, 13 de março de 2012

Lançamento no Campo de São Bento

A Prefeitura, Secretaria de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói lançam as edições comemorativas do centenário de Luís Antônio Pimentel, “Eles Nasceram em Niterói” (3ª edição revista e ampliada) e a 5ª edição de “Topônimos Tupis de Niterói”, organizadas por Carlos Mônaco e Aníbal Bragança e publicadas pelo selo Niterói Livros, dia 29 de março, às 19h, no Coreto do Campo de São Bento.
A edição reúne duas obras que refletem o amor do autor pela cidade que adotou como sua. A primeira, como o título evidencia, apresenta pequenas biografias de niteroienses ilustres, expoentes nas artes, literatura, política, ciências e esportes. Entre eles Abelardo Zaluar, Albertina Fortuna, Antônio Carlos Callado, Antônio Parreiras, Bia Bedran, Cauby Peixoto, Irineu Marinho, Isaac Bardavid, Ismênia de Lima Martins, Jorge Roberto Silveira, Leila Diniz, etc.
Na segunda, Topônimos Tupis de Niterói, o leitor encontrará o significado das palavras em tupi que dão nome á lugares e logradouros da cidade. Como, Araribóia (Cobra da tempestade), Cubango (Anteparo escuro), Gragoatá (Caroá duro), Icaraí (Água benta), Itaipu (Fonte das pedras), Itacoatiara (Pedra escrita), etc.
Lançamentos em homenagem a Luís Antônio Pimentel
Data: 29 de março
Horário: 19h
Local: Coreto do Campo de São Bento
End: Rua Gavião Peixoto, s/n° - Icaraí

Nenhum comentário: