quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rio de Janeiro é tema de concurso para roteiristas franceses que será lançado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris


Roteiristas franceses e residentes na França estão sendo convidados a participar de concurso realizado pelo Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que selecionará argumentos de obras para produção audiovisual cujos enredos tenham como cenário qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro.

O Festival de Cinema Brasileiro de Paris tem patrocínio da Film Rio-Rio Film Commission (FR-RFC) e é organizado pela Jangada Association. A FR-RFC foi criada em 2009 por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura do Rio de Janeiro/RioFilme com a missão de atrair produções audiovisuais, nacionais e estrangeiras, de todos os formatos e conteúdos, tanto para o município do Rio quanto para o estado do Rio de Janeiro. Esta primeira edição do Concurso de Desenvolvimento de Roteiros Film Rio-Rio Film Commission será anunciada pelo presidente da FR-RFC, Steve Solot, dia 14 de maio, durante o Festival de Cinema Brasileiro de Paris.  Nesta edição do concurso, a participação é aberta exclusivamente a pessoas naturais e residentes na França, país que possui acordo de co-produção com o Brasil.

Uma Comissão de Seleção formada por profissionais da área audiovisual dos dois países escolherá o melhor argumento. O roteirista selecionado será premiado com uma viagem de duas semanas ao Rio de Janeiro. A primeira semana incluirá uma agenda de reuniões com empresas produtoras de conteúdo audiovisual do estado, para se discutir as possibilidades de co-produção do roteiro entre os dois países. O premiado passará a segunda semana em Barra do Piraí,  município no interior do estado que se ofereceu para hospedar o roteirista. Os critérios de seleção do melhor argumento incluem a utilização de temas e cenários relevantes a cidades e/ou o estado do Rio de Janeiro.

O Presidente da FR-RFC, Steve Solot,  destaca a importância do concurso:

- O Primeiro Concurso de Desenvolvimento de Roteiros Filme Rio-Rio Film Commission representa mais uma iniciativa inovadora da FR-RFC para gerar visibilidade internacional para a cidade e o estado do Rio de Janeiro. O concurso será realizado anualmente, sempre em países que possuam um acordo de co-produção com o Brasil, para expandir ainda mais a dimensão internacional, a importância e os benefícios para a indústria audiovisual e para a cidade e o estado do Rio de Janeiro, por meio da geração de renda e criação de empregos.

O vencedor do concurso terá quatro meses, a partir de sua volta à França, para concluir o desenvolvimento de um primeiro tratamento do roteiro, baseado no argumento premiado. Caso cumpra este prazo, ele receberá três mil euros.

A Comissão de Seleção será composta por um membro da SEC, um membro da RioFilme, um membro da organização do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, um membro da Ile de France Film Commission e três reconhecidos profissionais da área audiovisual, sendo um brasileiro e dois franceses.

Além de ter o apoio político do Ministério de Relações Exteriores, do Consulado da França no Rio de Janeiro e da Ancine, o concurso contará com a colaboração da Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques(SACD), a associação de roteiristas mais importante dos pais, da Ile de France Film Commission e da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí.

As normas de inscrição serão divulgadas no dia do lançamento do concurso, 14 de maio de 2012, através dos sites www.riofilmcommission.rj.gov.br/ e www.festivaldecinemabresilienparis.com/2012/

Nenhum comentário: