terça-feira, 13 de outubro de 2009

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI

Os próximos dois meses serão de total mobilização nacional em torno do debate cultural nas Conferências Municipais e Estaduais de Cultura. Nos dias 17 e 18 de outubro, da 9h às 20h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Cultura de Niterói realizam a II Conferência Municipal de Cultura, promovendo o encontro entre cidadãos, através da mobilização de artistas, intelectuais, grupos e entidades culturais, estudantes, professores e representantes de diversos setores do Governo Municipal, de modo a construir propostas para pautar políticas de cultura.
A II Conferência será o momento em que a sociedade civil, o governo municipal e as organizações interessadas no desenvolvimento e gestão da cultura da cidade se reunirão para discutir formas de implementar ações derivadas das diretrizes propostas na I Conferência Municipal de Cultura. A realização das Conferências Municipais é condição indispensável para participação de delegados na Conferência Estadual, que será realizada em dezembro deste ano, e na II Conferência Nacional de Cultura, que se realizará de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília. Cada Conferência Municipal terá direito a, no máximo, vinte e cinco delegados para representar o município na Conferência Estadual.
Os eixos temáticos das Conferências Municipais de Cultura deverão contemplar temas nacionais, incluindo questões locais: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão; Institucionalidade da Cultura. Já a II Conferência Nacional tem, entre os objetivos, discutir a cultura brasileira nos aspectos da memória, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, além de fortalecer e facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, investidores e produtores culturais.
Dentre diversos nomes que participarão da Conferência, podemos destacar: Adair Rocha (Ministério da Cultura - RJ/ES), Cláudio Valério Teixeira (Secretário de Cultura de Niterói), Kátia de Marco (Subsecretária de Planejamento Cultural de Niterói), Luis Augusto Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói) , Ana Lúcia Pardo (Divisão de Políticas Culturais da Regional do MINC – RJ/ES), Heliana Marinho (Coordenadora de Economia Criativa do SEBRAE) e Adriana Facina (professora da UFF e pesquisadora de culturas populares).
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI
Data: 17 e 18 de outubro de 2009
Horário: 09 às 20h
Local: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (UFF)
Campus do Gragoatá - bloco O / 2 andar
Inscrições no local

Nenhum comentário: