A programação começa com a tradicional extração de venenos de cobras e escorpiões aberta ao público, às 10h. As crianças podem manipular cobras não-venenosas enquanto assistem a uma verdadeira “aula” com o passo a passo a retirada do veneno dos animais. Depois do processo da extração, os biólogos do IVB respondem às dúvidas que surgirem. “A ideia é ensinar sobre os hábitos destes animais e desmistificar a imagem de “vilã” das serpentes, já que a cobra é um dos bichos que mais causa aversão às pessoas”, explica Luís Eduardo Ribeiro da Cunha, Diretor Científico do Vital Brazil.
Além da extração, os visitantes desta sexta-feira recheada de atividades para os pequenos poderão conhecer o Laquesário, espaço onde são criadas exemplares da maior serpente venenosa das Américas, a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta). Espécie muito rara, que inclusive já chegou a ser ameaçada de extinção, ela possui um cantinho especial no Vital Brazil, que reproduz o habitat natural do bicho. Outra visita deste dia será ao Aracnário do instituto, onde as crianças poderão conhecer o local onde são criadas as aranhas e escorpiões do IVB.
O bate-papo divertido sobre o cientista e sobre os animais com os quais trabalhou durante toda a sua vida está programado para acontecer às 14h. A criançada terá a oportunidade de ouvir de Leonora Vital Brazil, bisneta do cientista, curiosidades sobre o fundador da instituição. Também estão previstas muitas brincadeiras que aproximarão as crianças do dia-a-dia científico. Às 15h, fechando as comemorações da sexta-feira, acontecerá outra extração de venenos para as crianças que perderem o primeiro horário. “Essa homenagem é uma das melhores que poderíamos fazer ao médico, cientista e homem que foi Vital Brazil. Pelo que seus familiares contam, ele tinha uma relação especial com crianças, gostava de conversar, contar histórias, de ensinar os filhos e netos e acreditava na importância da educação”, conta o diretor.
Órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o Instituto Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br) é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
PROGRAMAÇÃO
10h – Extração de veneno de cobras e escorpiões
11h – Visita ao serpentário
13h40 – Bate-papo sobre reciclagem de embalagens longa vida
14h – Bate-papo sobre o cientista Vital Brazil (sorteio de brindes)
15h – Extração de veneno de cobras e escorpiões
16h – Visita ao Aracnário
Nenhum comentário:
Postar um comentário