quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Testes pré-natais ficam mais rápidos e fáceis a partir de fevereiro

Novos exames pré-natais chegam para baratear custos e agilizar diagnósticos. A partir da próxima segunda-feira (1º/2), o pré-natal de grávidas de 26 municípios do Estado do Rio de Janeiro será muito mais simples. A data marca a implantação dos testes pré-natais do Programa de Atenção à Gestante do Estado do Rio de Janeiro (Pró-Mãe), que utilizarão a técnica de coleta de sangue em papel de filtro, padronizada pelo Instituto Vital Brazil (IVB), órgão da Secretaria de Saúde e Defesa Civil.

Muito semelhante à tecnologia utilizada no teste do pezinho, feito em bebês recém-nascidos, com apenas algumas gotas de sangue da grávida, o exame identifica doenças como Aids, sífilis, toxoplasmose e hepatite B, além de distinguir a classificação sanguínea e os níveis de hemoglobina e glicose. O teste deve ser feito no início da gravidez e no terceiro trimestre da gestação. A tecnologia elimina a necessidade da utilização de seringa. A técnica apresenta uma logística simples, que diminui os custos de todos os processos desde a coleta até o envio.

- Além de ser muito mais prático do que o convencional, o exame é muito mais rápido: a gestante não precisa estar em jejum, então, ao chegar à unidade de saúde, já faz o teste. Depois disso, em 15 dias, o resultado está disponível às pacientes. Essa agilidade é muito importante, pois quanto mais rápido o tratamento for iniciado, maior a chance de as doenças não serem transmitidas ao feto. Com a prevenção, a população ganha em saúde e qualidade de vida - afirma Antônio Werneck, presidente do Vital Brazil.
Por Ascom do IVB

Nenhum comentário: