Os 64 tripulantes do navio veleiro canadense “Concórdia” devem desembarcar na base naval da Ilha do Mocanguê, em Niterói, cidade a 15 km do Rio de Janeiro, por volta das 12h deste sábado (20). A previsão foi divulgada na sexta-feira (19) pelo Comando do 1º Distrito Naval, representação da Marinha no Rio de Janeiro.
A embarcação naufragou a cerca de 500 km do território fluminense na quinta-feira (18). Segundo a Marinha, os 64 tripulantes estão sendo transportados em uma fragata e dois navios mercantes.
O "Concórdia" saiu de Recife (PE) no dia 8 de fevereiro. O destino seria Montevidéu, no Uruguai, onde deveria chegar no dia 23 deste mês. O navio levava estudantes de diversas nacionalidades que faziam um curso ministrado pela instituição de ensino canadense West Island College International.
navio-naufrágio-700X300-20100219
(Foto: College Class Afloat / Reprodução)
(Foto: College Class Afloat / Reprodução)
A Aeronáutica participou das buscas desde a noite da quinta-feira. Duas aeronaves foram deslocadas para o local do naufrágio. O comandante da primeira acendeu as luzes do avião e avistou um sinal luminoso emitido pelos ocupantes da embarcação canadense. Da segunda aeronave, foi lançado um paraquedas iluminado em direção a um navio mercante que passava pelo local do naufrágio e que ajudou no resgate.
Primeiramente, foram encontradas 48 pessoas em três balsas salva-vidas. Depois disso, um dos tripulantes resgatados disse que ainda faltava uma balsa, com os outros 16. Ele afirmou, ainda, que durante a travessia, o navio enfrentou fortes vendos e naufragou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário