segunda-feira, 22 de março de 2010

Atenção para os Ecoinformes da semana

Finalmente tem início a época do ano mais propícia para nossas atividades. Temperaturas mais amenas, sol mais brando, cores e aromas naturais mais ativos, e menos chuva são a promessa de dias igualmente mais bonitos e agradáveis para caminhar, viajar e compartilhar bons momentos com os colegas de trilha. Aproveite!
Abaixo vão os informes do Ecoando desta semana:
1) Caminhadas do próximo final de semana
Fecharemos março com uma viagem na Costa Verde, no sábado, e uma caminhada de vistas deslumbrantes no Parque Nacional da Tijuca, no domingo. Veja abaixo:
1.1) Praias de Jaguanum (27)
Neste passeio de um dia inteiro (já contando com o deslocamento rodoviário), faremos o contorno da paradisíaca ilha localizada na Baía de Sepetiba. A mesma encontra-se ainda relativamente bem preservada, com matas exuberantes, águas geralmente claras e limpas e comunidades remanescentes de caiçaras. O banho de mar, as paisagens marinhas e as diversas histórias a ela ligadas certamente são seus maiores atrativos.
Apesar de alguns trechos mais íngremes, a caminhada é bastante acessível a quem tem um mínimo de preparo físico (sendo desaconselhável, portanto, a sedentários). Mas, por conta da umidade e do terreno argiloso, torna-se bem escorregadia em alguns pontos, sugerindo mais cuidado e o uso do bastão. É aconselhável levar roupa de banho e capa de chuva, além de caprichar na água, no lanche e na proteção contra o sol. Como as informações mais específicas desta atividade se encontram na seção DESTAQUES do http://www.ecoando.com/, não as repetiremos aqui, solicitando aos interessados a visita ao site. ALERTAMOS QUE O HORÁRIO DE ENCONTRO DESTE PASSEIO SERÁ ÀS 6h (ISSO MESMO, ÀS SEIS HORAS DA MANHÃ) em Niterói e 6h15 no Rio, bem mais cedo que o normal por causa do barco, que sairá às 8h.
Em caso de chuva na véspera ou no dia, pedimos que os inscritos liguem para nosso telefone fixo (2709-5435) a partir das 5h do próprio sábado. Caso avaliemos ser necessário cancelar, deixaremos uma gravação na secretária eletrônica. Se não houver gravação, é porque a viagem estará automaticamente confirmada (em caso de dúvida ligar também para o celular: 9155-8777).
1.2) Pico do Queimado (28)
Esta caminhada por trechos da cumeeira da Serra da Carioca (cujo Corcovado faz parte), oferece visuais quase tão espetaculares da Zona Sul do Rio quanto aqueles tomados do Cristo Redentor –isso sem a famigerada muvuca de turistas deste.
Localizado no Setor C do Parque Nacional da Tijuca, este pico é alcançado através de trilha que mescla partes plana e íngreme. Para participar basta não ser sedentário ou não ter alguma limitação física ou de saúde, pois as subidas exigem fôlego e certa disposição. O uso do bastão, por conta disso, é aconselhável.
Associados participam de graça e não associados contribuem com R$ 34,00. O incentivo de carona é R$ 10,00. Em caso de chuva, favor ligar a partir das 5h30 para o telefone fixo.
2) boa notícia para o meio ambiente
O Governo do Estado publicou dois decretos (42.355 e 42.354, de 17/3/2010) estabelecendo o espelho d’água e áreas úmidas das Lagunas de Itaipu e Piratinga como de preservação permanente (ué, o Código Florestal e outras leis assim já não os classificavam?). Desta forma, segundo o CCRON (Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói), 80% das áreas cobiçadas pela especulação imobiliária na pendenga judicial relativa à ampliação do Parque Estadual da Serra da Tiririca foram inviabilizadas para construção. Uma vitória, sem dúvida, mas que precisa ser levada adiante com a retomada das áreas perdidas na justiça para a Pinto de Almeida. Pena que, por outro lado, as notícias do megaempreendimento religioso para o topo do Morro da Viração continuem confirmando os planos de sua construção...
3) ecocidadania
Reiteramos nosso convite para que todos(as) participem e divulguem as seguintes ações de cidadania ecológica:
Abaixo-assinado contra o projeto turístico/religioso no Morro da Viração, devido ao total descaso a leis ambientais e ao desrespeito ao princípio democrático do Estado laico, entre outros motivos. Clique em: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5784 e assine.
Cancelamento da taxa telefônica: basta ligar para a Câmara dos Deputados Federal (0800-619619), ouvir o menu e digitar sempre a opção 1, o que fará com que seu voto seja computado na aprovação do Projeto de Lei n.º 5476/2001. O mesmo pretende extinguir o pagamento da assinatura mensal dos telefones fixos. É simples e fácil: este coordenador já conferiu e votou. Vote você também e utilize a grana economizada para coisas mais importantes, como: comprar alimentos orgânicos, materiais reciclados, “minhocasa” (processador natural de lixo), etc.!
Desejamos uma excelente semana para todos e todas.
Cássio Garcez
Coordenador Ecoando / Ecologia & Caminhadas
Internet: http://www.ecoando.com/
Álbum virtual de fotos: http://www.flickr.com/photos/ecoando/
Correio Eletrônico: ecoando@ecoando.com ou cassioecoando@gmail.com
Telefones: (21) 2709-5435 ou 91558777

Nenhum comentário: