segunda-feira, 22 de março de 2010

Cursos de mergulho nas FAMATh


Mergulhar com segurança. Esse é o objetivo dos cursos “Mergulho em Apneia” e “Mergulho Autônomo 1 Estrela”, que serão oferecidos pelas Faculdades Integradas Maria Thereza, em Niterói, RJ, no mês de abril. O instrutor da escola Netuno Diving, Adolfo Pontes, destacará os cuidados que devem ser tomados durante a prática desta atividade na palestra “A prática segura do mergulho em apneia”, ministrada no dia 27 de março, sábado, às 10h, no auditório das FAMATh. O evento é aberto ao público com entrada franca.
Adolfo também será o instrutor responsável por ambos os cursos. Ele é credenciado pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS) e pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS).
O curso “Mergulho em Apneia” é realizado em apenas um dia. Nele, o aluno vai aprender as técnicas de imersão no mar tendo como suprimento de ar somente aquele contido nos pulmões. Os equipamentos que serão utilizados são: a máscara, o snorkel (tubo respirador) e as nadadeiras.

“É simples, mas eficaz”, diz o instrutor.
Entre os tópicos abordados no curso estão o que pode ou não ser feito durante o mergulho, o que acontece com o corpo embaixo d´água, o uso correto do material, técnicas seguras de imersão, etc. Após a teoria, o aluno vai para piscina por em prática o que aprendeu. O curso é ministrado no campus do Rio do Ouro das FAMATh, que conta com piscina semi-olímpica.
Já o curso “Mergulho Autônomo 1 Estrela” habilita o aluno a realizar mergulhos de até 18m de profundidade, com cilindro, em águas abrigadas de qualquer lugar no mundo. A carga horária de 24 horas, sendo metade de teoria e metade de prática. As aulas são ministradas no Iate Clube Jurujuba, agendadas de acordo com a disponibilidade dos alunos. Durante o curso serão abordados temas como história do mergulho, equipamentos, física, fisiologia, medicina hiperbárica, meio ambiente marinho, tabelas de mergulhos, entre outros. Trata-se de um curso completo para formar mergulhadores aptos a praticar esta atividade com total segurança.

Ao final do curso, os alunos realizam a formatura, no mar de Arraial do Cabo ou de Angra dos Reis. No dia marcado, eles irão mergulhar duas vezes, quando passarão a ter contato com o meio submarino. Todos os mergulhos de formatura são realizados com a supervisão dos instrutores. Após a formatura, os alunos podem dar entrada na certificação CMAS/CBPDS, aceita em qualquer lugar do mundo.
Mais informações pelo telefone: 0800 28 20 890.

Nenhum comentário: