quinta-feira, 25 de março de 2010

Culturas e religiões diferentes dão o tom da Class 1 no Brasil


País tropical recebe nórdicos, árabes, italianos, espanhóis e profissionais de imprensa de diversos países, incluindo a China.
Pela primeira em um país da América do Sul, o GP Brasil Class 1 de Motonáutica acontece neste fim de semana, dias 26, 27 e 28 de março, na Marina da Glória/Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, e abre a temporada 2010 da Fórmula 1 dos mares. O circuito mundial da Class 1 cresce a cada ano e a mistura de culturas e sotaques de seus participantes demonstra esta evolução.
Entre as equipes que estão na disputa quatro são de origem europeia: Giorgioffshore e Veneta Marina, ambas da Itália; Duemme Yacht Broker, da Espanha, e Welmax Offshore, da Noruega. Representando o Oriente Médio, está a Victory, atual tricampeã da categoria.
Os italianos são maioria na Class 1. Além de contar com duas equipes, cerca de 70% dos integrantes da IOTA (International Offshore Teams Association), federação que rege o esporte, são de origem italiana. Contudo, a entidade também tem a presença de alemães, escoceses e ingleses entre seus profissionais.
“Se contarmos os profissionais de mídia, esse número cresce ainda mais. Profissionais de oito países vêm ao Rio somente para cobrir a competição. Vem gente até da China”, ressaltou o assessor de imprensa da IOTA, Nigel Quilter.
São jornalistas americanos, ingleses, noruegueses, italianos e até um eslovaco está credenciado. No registro de imagens estão equipes de televisão de duas cidades dos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi e Dubai), sendo a Al Jazeera a mais conhecida, que trouxe quatro profissionais ao Rio de Janeiro.
“Além disso, o site internacional da modalidade (www.class-1.com) conta com mais de 300 veículos de imprensa inscritos, de 43 países, para receberem diariamente as informações da etapa brasileira”, informou o assessor.
Não há brasileiro envolvido de forma direta com a competição, seja como piloto ou mecânico. No entanto, o norueguês Svenn Olsen, de 53 anos, formado em engenharia mecânica e que trabalha para a equipe Welmax, abraçou a Cidade Maravilhosa, que é, segundo ele, a sua segunda cidade-natal.
“Gosto muito do Brasil. Sou apaixonado por Copacabana. Há mais de 15 anos que fico de quatro a cinco meses aqui no Rio. É uma cidade muito bonita. Para mim, a mais bonita de todas. E olha que eu conheço boa parte do mundo”, afirmou o norueguês-brasileiro.
O GP Brasil Class 1 de Motonáutica tem início nesta sexta-feira (26), com os treinos livres. No sábado (27), acontecerá nova sessão de treinos livres, seguida do treino classificatório que definirá o grid de largada. Às 14h30, será disputada a primeira corrida. No domingo (28) pela manhã, os barcos voltam a participar dos treinos livres. O grid de largada, porém, será formado de acordo com a colocação final obtida na prova de sábado. A segunda corrida será disputada novamente às 14h30.
INGRESSOS – O público que for acompanhar o GP Brasil Class 1 de Motonáutica (www.class1brasil.com.br) de dentro da Marina da Glória já pode adquirir os ingressos através do portal Ingresso.com (www.ingresso.com). Entre os dias 24 e 28 de março os ingressos serão vendidos também na bilheteria da Marina da Glória. Horários: dias 24 e 25, das 9h às 18h; dia 26, das 10h às 20h30; dias 27 e 28, das 9h às 18h. Os valores variam de R$50 a R$350, no caso dos camarotes.

Nenhum comentário: