quarta-feira, 24 de março de 2010

Foram abertos os Jogos Escolares de Niterói

A cerimônia de abertura da 57ª edição dos Jogos Escolares de Niterói (JEN), realizada na noite desta terça-feira (23/03), no ginásio do Canto do Rio, no Centro, contou com a participação de mais de 600 estudantes de 56 instituições de ensino. A solenidade de boas-vindas ao maior torneio estudantil da cidade e uma das principais competições do Calendário Esportivo de 2010, desenvolvido pela Secretaria municipal de Esportes, contou com os tradicionais rituais de acendimento da pira, juramento e desfile das escolas participantes.
A festa, regida pela batuta do mestre José Moreira Campos, da banda musical do Colégio Plínio Leite, foi valorizada com apresentações de karatê, ginástica rítmica, hip hop e uma partida de exibição entre atletas de basquete em cadeiras de rodas da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef).
Além da presença do secretário da pasta, Eduardo Caminha, que abriu oficialmente a disputa, a cerimônia contou ainda com a participação da secretária de Educação de Niterói, Maria Inês Azevedo.
“É com grande orgulho e alegria que, diante do recorde de escolas participantes, declaro os Jogos Escolares de 2010 abertos”, enfatizou Caminha.
Este ano, o aluno Rodrigo de Oliveira, da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, foi o escolhido para conduzir a tocha estudantil durante o ritual de acendimento da pira. Rodrigo, que é atleta de futsal, conquistou, em 2009, o título da modalidade dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas (JEEP).
Já a responsabilidade pelo juramento foi imbuída à aluna do Centro Educacional de Niterói / Rede Futuro Vip, Maria Carolina de Souza Carneiro, que, em 2006, conquistou a medalha de ouro de handebol da 2ª categoria do JEN e, ano passado, ficou com a prata da 1ª categoria.
Novidades
Para celebrar o crescimento de participantes, a Secretaria de Esportes tratou de ampliar também o número de modalidades, pulando de 11, no ano passado, para 15 em 2010. Por conta disto, entram nos Jogos a natação e o futebol e o vôlei de areia, todos nas categorias masculino e feminino, além do karatê.
O torneio, que deve começar após o feriado de abril, contará com a participação de atletas de três categorias: 1ª categoria (nascidos em 92, 93 e 94), 2ª categoria (95, 96, e 97) e 3ª categoria (98, 99, 2000). A novidade fica por conta da “mistura” dos atletas, já que os inscritos na 2ª categoria poderão disputar as modalidades da 1ª e os da 3ª podem jogar na 2ª.
“A expectativa é a de continuarmos nesta linha de crescimento e que, em 2011, possamos atrair mais escolas e mais alunos. Agora, pensando neste ano, vamos nos esforçar para que tudo saia dentro do planejado e possamos conduzir os Jogos com toda tranqüilidade e seriedade”, enfatizou um dos coordenadores dos Jogos Escolares de Niterói, Sérgio Miranda.
Fonte: Secretaria Municipal de Esportes

Nenhum comentário: