quarta-feira, 24 de março de 2010

Copa Niterói de Frescobol agita a Praia de Icaraí neste final de semana


Com a harmonia e o sincronismo alusivos à modalidade, o frescobol tomará conta da Praia de Icaraí neste final de semana. No sábado e no domingo, dias 27 e 28 de março, das 9h às 18h, entre as ruas Miguel de Frias e Álvarez de Azevedo, será realizada a Copa Niterói de Frescobol, uma parceria entre a Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro (Feferj) e a Secretaria municipal de Esportes.
O torneio, que integra o Calendário Esportivo de 2010, contará com a participação de pelo menos 40 duplas, oriundas de diversos municípios do Estado. Elas serão divididas em quatro categorias: profissional masculino, profissional mista, amador masculino e amador mista.
No primeiro dia de disputas, serão realizadas as apresentações classificatórias. O número de duplas que garantem vaga na final, prevista para o domingo, será definido de acordo com a quantidade de inscritos em cada categoria. Além disso, as pontuações serão zeradas na fase decisiva da competição.
De acordo com o diretor social da Federação de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro e um dos organizadores da Copa Niterói, Fábio Lima, durante as apresentações os juízes estarão de olho na destreza dos atletas e na potência das "raquetadas", que garantem pontuação alta.
"Cada dupla terá cinco minutos de apresentação de bola corrida e ela deve, durante o período, se preocupar com os ataques, o equilíbrio, o número de toques, entre outras coisas que aumentam a pontuação. Aqui no Rio, para a modalidade não ficar sem graça, foi elaborada uma série de ataques como o martelo e gancho que se tornaram pré-requisitos de competições. Ou seja, durante o tempo, os atletas precisam executar estas 'manobras' obrigatórias para receber notas altas", explicou Fábio.
Fábio, que acredita em uma participação efetiva do público nas disputas de sábado e domingo, em Icaraí, aproveitou para resumir a filosofia do frescobol. "É um esporte de harmonia. Não existem adversários, mas sim 'parceiros'. O importante é explorar os pontos fortes de seu companheiro", finalizou.
Fonte: Secretaria Municipal de Esportes


Nenhum comentário: