terça-feira, 20 de abril de 2010

Feijoada e Samba no Quilombo do Grotão

A Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET) e a Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM) realizarão em conjunto no dia de São Jorge, o I Samba da Comunidade, no Quilombo do Grotão. A trajetória da comunidade local é um exemplo de resistência e de unidade na atuação em defesa da Serra da Tiririca, do Engenho do Mato e de Itaipu, onde desde sempre atuaram em diversas frentes, como pela não diminuição do Parque Estadual da Serra da Tiririca, pela permanência de todas as comunidades tradicionais em seus locais de origem, pela criação de uma Reserva Extrativista Marinha para os pescadores de Itaipu, pela proteção dos sambaquis (área de importância religiosa para os indios) e tantas outras frentes.
O Quilombo do Grotão, é sede da ACOTEM e subsede da ASSET, e como não podia deixar de ser, é um local de luta e resistência. Fica localizado no sítio Manoel Bonfim e é liderado por José Renato, o Renatão, neto de Manoel Bonfim, já falecido e que foi colono da antiga Fazenda Engenho do Mato. Manoel Bonfim foi uma das importantes lideranças na luta pela reforma agrária ocorrida na década de 60, considerada a primeira do Brasil, que dividiu a antiga Fazenda do Engenho do Mato entre as famílias de colonos após a falência da fazenda e a pressão da loteadora Terrabras que insistia em expulsar com violência todos os que ali viviam há décadas. Após grande resistência da comunidade, o Governo do Estado interviu e realizou Reforma Agrária, dividindo a parte alta da Fazenda em sítios que ficaram com os trabalhadores, hoje os sitiantes, e a parte baixa que acabou ficando com a Terrabras, que loteou e vendeu o que hoje é o bairro do Engenho do Mato. Décadas depois os sitiantes passaram a sofrer nova pressão, desta vez por parte do Governo do Estado que após ter o apoio da comunidade na luta pela preservação e criação do Parque, ainda hoje fala em remoção destes maiores responsáveis pela preservação naquele local.
Somente há dois anos atrás estas entidades garantiram sua participação no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca. A presença destas comunidades que contribuem com sua visão tradicional engrandece aquele espeço de debates. ASSET e ACOTEM, junto com as outra entidades representativas da comunidades tradicionais locais, criaram o Grupo de Trabalho de Uso e Ocupação Tradicional do Solo do Parque Estadual da Serra da Tiririca, onde debatem buscando o respeito do Estado às comunidades a fim de garantir a continuidade desta importante trajetória em defesa daquele local. A comunidade tradicional foi quem preservou a Serra da Tiririca afastando a especulação imobiliária que insistia em tomar suas terras para levantar novos condomínios. São nos locais onde a comunidade resistiu aonde podemos ver as maiores e melhores áreas preservadas. As comunidades estão na luta em defesa do meio ambiente e pelo respeito à cultura local!
Este samba no dia de São Jorge, é uma homenagem a todos os guerreiros das comunidades tradicionais locais: sitiantes da Serra da Tiririca e Quilombolas do Engenho do Mato, comunidade tradicional do Morro dos Andorinhas e da Duna Grande, pescadores artesanais da Praia de Itaipu e índios guaranis da aldeia Tekoa MBoy-Ty! A luta continua!
Feijoada e samba no Quilombo do Grotão
Dia 23/04/2010 – sexta feira
A partir das 13:00
R$ 10,00 - prato de feijoada
Quilombo do Grotão: Sede da ACOTEM,
Rua 41, Sitio Manuel Bonfim, Engenho do Mato, Itaipu, Niterói,
(Sitio do Renatão) 2709-5577

Nenhum comentário: