terça-feira, 20 de abril de 2010

I Colóquio franco-brasileiro de Psicanálise


O I Colóquio Franco-Brasileiro de Psicanálise acontecerá no dia 30 de abril e 01 de maio, no Centro Cultural Abrigo de Bondes.
Realizado pela Práxis Lacaniana/Formação em Escola – escola de psicanálise fundada em Niterói desde 1993 – e outras três escolas: Laço Analítico Escola de Psicanálise, do Rio de Janeiro e Association Analyse Freudienne e Dimensions de la Psychanalyse, de Paris – instituições psicanalíticas, membros fundadoras de Convergência Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana,
O Colóquio tem como título “Os Nomes do Pai na Clínica Psicanalítica” e tem como objetivo estimular a discussão e articulação de questões relativas ao mal-estar que afeta o sujeito e se apresenta por diferentes sintomas na atualidade. Aberto aos estudantes universitários das diferentes cidades, profissionais do campo da psicanálise e de diferentes áreas de saber interessados em vir discutir conosco questões que serão levantadas a respeito do tema, como, por exemplo, “A função da paternidade mudou através dos tempos?” “A prova genética garante a função do pai?” “O que é um pai?” “Quando falamos de pai em psicanálise, do que se trata?” “A carência do pai na família é a mesma que no complexo?” “O sintoma é uma resposta para a radical carência paterna?” “Que passo há do Nome do Pai aos Nomes do Pai?” “E dos Nomes do Pai ao Os não-tolos erram?”
O Colóquio será também uma oportunidade de trazermos para nossa cidade, Niterói, um evento de um movimento internacional de Psicanálise que já existe desde 1998 e foi fundado, em Barcelona, por 47 instituições de 9 países. Um evento que nos possibilita aprofundar o intercâmbio no campo da pesquisa, da prática discursiva e, consequentemente, a formação psicanalítica.
Durante o evento haverá o lançamento do livro “O infantil na psicanálise”, de Robert Levy, editado pela Vozes.
Serviço:
I Colóquio Franco-Brasileiro de Psicanálise
Data: 30 de abril e 01 de maio
Inscrições: Práxis Lacaniana/Formação em Escola. Alameda 24 de Outubro, 39 – Icaraí – Niterói – Tel.: (21) 2704-8448 ou 2710-3522
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Endereço: Avenida Marquês de Paraná, 100, em Niterói

Nenhum comentário: