quinta-feira, 22 de abril de 2010

II Conferência Municipal de Saúde Mental


“Saúde Mental e Intersetorialidade, o que tem de haver, o que nos cabe fazer?”. Esse é o tema da II Conferência Municipal de Saúde Mental, que será realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, nos dias 30 de abril (sexta-feira) e 1º de maio (sábado), das 8 às 18 horas, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), da Universidade Federal Fluminense (UFF), situado no Bloco O, 2º andar, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.  Etapa preparatória para a Estadual e para a IV Conferência Nacional , o evento é destinado aos profissionais da área, no qual estarão reunidos representantes do Poder Público, usuários, parentes e familiares e, sobretudo, os parceiros Intersetoriais, como as secretarias municipais de Assistência Social, e de Educação, os conselhos municipais, Justiça, entre outros.
As pré-inscrições estão sendo feitas pelo e-mail: 2conferenciasaudementalniteroi@gmail.com Segundo os organizadores, os representantes de associações e conselhos deverão portar documento/carta com indicação de seus respectivos representados. Eventuais dúvidas e adicionais informações poderão ser tiradas com a equipe da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), pelo tel. 2610-8028 e pela Coordenação de Saúde Mental, 2611-8750.
De acordo com o coordenador, psiquiatra Sebastião Félix, o Programa de Saúde Mental passou por uma ampliação expressiva da rede de serviços nos últimos anos. Além de mais um Centro Psicossocial, este próximo à região oceânica e de duas Residências Terapêuticas, foram criados um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD Alameda) para usuários de álcool e drogas, um Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes (Capsi Monteiro Lobato) e consolidada uma Equipe de Referência Intersetorial (ERIJAD) para acompanhamento de pacientes usuários de drogas, em situação de risco social, problemas com a justiça e demanda por abrigamento. Além disso, o município está em vias de receber dez apartamentos do PAC-Preventório que se prestarão a ampliar o exitoso projeto de Residências Terapêuticas, que já atende a 14 moradores egressos da rede hospitalar psiquiátrica.
Para Sebastião, isso proporcionou um importante aumento no número de pessoas assistidas na rede pública de saúde mental da cidade, que hoje chega a sete mil pacientes em tratamento regular. Com a qualificação da rede, tem havido uma diminuição do número de procuras à emergência do hospital psiquiátrico para uma clientela específica, bem como uma redução anual na taxa de reinternações. A etapa estadual da conferência será realizada no dia seis de maio (quinta-feira) na Escola Municipal Ernani Farias, à Rua Oliveira Botelho, em Neves - São Gonçalo (RJ), telefone (21) 2628-9424.
Programação
A II Conferência Municipal de Saúde Mental terá início às 8 horas do dia 30 deste mês (sexta-feira), com o credenciamento dos participantes. Às 9 horas será realizada a solenidade de abertura, com a participação do secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa; do coordenador Sebastião Félix; do subsecretário Roberto Carlos de Brito Barcellos, além das vice-Presidentes Maria do Céu Lobo da Rocha Monteiro (Atenção Hospitalar e de Emergências) e Gisela Motta (Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família), e demais autoridades municipais.
A programação continua às 9h30, o regimento interno será apresentado aos participantes. A partir das 10h30, serão realizadas duas conferências: “A rede de Saúde Mental em Niterói” e “Intersetorialidade”, respectivamente pelo psiquiatra, Sebastião Félix, e pelo professor, Armando Cipriano, da UFF.
Às 13h, os participantes se reúnem em grupos para discussão dos temas propostos. O encerramento do primeiro dia de trabalhos está marcado para 17h30. A conferência retoma às 8 horas do dia 1º de maio (sábado). Depois do café de boas vindas, os grupos apresentam suas propostas em plenária. Às 10h30, os temas serão votados e haverá escolha dos delegados para IV Conferência Nacional. O evento se encerra às 12 horas.
Rede de saúde mental
A rede de saúde mental da SMS é formada pelos CAPS Herbert de Souza (Centro); Casa do Largo (Largo da Batalha); Alameda, para usuários de álcool e drogas (Fonseca); infanto-juvenil Monteiro Lobato (Ingá); além dos ambulatórios de saúde mental nas Policlínicas Carlos Antonio da Silva, Sérgio Arouca, na Unidade Básica da Engenhoca, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e uma unidade no Largo da Batalha. O Programa Médico de Família, provido de supervisão própria em saúde mental, partilha de muitas das ações das equipes envolvidas. Deve-se destacar ainda o Programa pioneiro de Acompanhamento Domiciliar, no qual técnicos são capacitados para intervir mais próximo ao usuário, e que hoje cobre toda a cidade, mostrando-se uma importante e estratégica ferramenta de suporte e reinserção aos pacientes mais comprometidos psiquicamente. Quanto à atenção psicossocial, Niterói ocupa hoje importante colocação em comparação a municípios de todo o Brasil no que tange à taxa de cobertura de Caps por número de habitantes.
Fonte: Ascom Saúde

Nenhum comentário: