Ansiedade, medo, angústia, depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, estresse. Que conjunto de sentimentos e situações vive uma pessoa que enfrentou a tragédia provocada pelos temporais da semana passada? E por que centenas de cidadãos, apesar do conforto de sua casa e de uma vida tranqüila, se sentem deprimidos, nervosos e amedrontados? No UFF Debate Brasil desta quarta-feira (14/04), às 18 horas, no auditório Macunaíma, do Instituto de Letras da UFF, os “Males da Modernidade”.
Você convive diariamente com uma dezena situações que causam estresse.
Resultado: ansiedade, competitividade e confusão de valores. Esse desequilíbrio emocional tem contribuído decisivamente para que muitos vivam em constante sensação de fragilidade e insegurança. Daí a necessidade de aprender a identificar os agressores e conhecer as conseqüências físicas e emocionais que os problemas causam ao ser humano. Este debate tem o objetivo de chamar atenção para os males da modernidade e apresentar às pessoas os mecanismos que podem interromper o surgimento de doenças, encontrando os recursos necessários para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia. E o grande desafio de todos atualmente é fazer a vida trabalhar a seu favor e não contra você.
DEBATEDORES:
Participação da professora, Cristina Rauter, Doutora em Psicologia pela PUC de São Paulo e Coordenadora da Pós Graduação em Psicologia da UFF; do assessor, Ricardo Costa, representando Jovina Maria de Barros Bruno, Assistente Social e Superintendente de Recursos Humanos da UFF; e Ronaldo Victer, Professor Adjunto de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da UFF e Psicanalista didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, filiada a IPA (International Psychoanalytical Association).
SERVIÇO: UFF Debate Brasil – “Males da Modernidade”
Dia: Quarta-feira (14/04), às 18 horas.
Local: Instituto de Letras da UFF- Auditório Macunaíma - sala 405 - Bloco B
Campus do Gragoatá, Rua Visconde do Rio Branco, s/nº, São Domingos.
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário