terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia Nacional de Combate à Hipertensão



Os maus hábitos alimentares, acompanhado pelos altos índices de obesidade, são os maiores responsáveis pelos problemas de hipertensão no Brasil. Pensando nisso, a Rede de Drogarias Tamoio vai aproveitar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, 26 de abril, para promover a campanha “Prevenir é o melhor remédio”, alertando a população sobre os perigos da doença.
Nesse dia, as farmácias localizadas em pontos estratégicos de Niterói, São Gonçalo, Região Oceânica e Região dos Lagos estarão preparadas para aferir a pressão arterial da população, gratuitamente, das 9h às 18h. A equipe de farmacêuticos da Tamoio também dará orientações sobre prevenção contra a pressão alta, importância de bons hábitos alimentares, benefícios dos exercícios físicos e necessidade de frequentar o médico regularmente.
De acordo com o médico cardiologista do Instituto do Coração (Incor) e conselheiro da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Luiz Bortolotto, a hipertensão é uma doença que não tem cura. Porém, se a medicação for utilizada de maneira correta, acompanhada de uma boa alimentação e hábitos de vida mais saudáveis, a doença pode ser controlada, possibilitando que o paciente viva mais e melhor.
Segundo dados da SBH, em apenas 29% das consultas médicas se mede a pressão arterial do paciente, e um ano após o diagnóstico da doença mais da metade das pessoas abandona o tratamento. Por isso, o objetivo da campanha é justamente conscientizar a sociedade sobre os perigos da patologia, mostrando o quanto é importante controlar a pressão e como o farmacêutico pode ajudar nesse controle. “A hipertensão é uma doença perigosa que precisa de monitoramento constante. Só assim é possível conter o crescimento das estatísticas”, declara o farmacêutico supervisor responsável pela equipe de farmacêuticos da Rede Tamoio, André Mattos.
As pessoas que apresentarem pressão elevada serão encaminhadas ao posto de saúde mais próximo pelo farmacêutico que prestou o atendimento.
Locais de aferição
São Gonçalo: Praça do Zé Garoto, Centro
Niterói: Avenida Amaral Peixoto, 171, Centro
Itaipu: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1604
Alcântara: Rua Yolanda Saad Abuzaid, 31
Maricá: Praça Cons. Macedo Soares, 126, Centro
Cabo Frio: Largo de Santo Antônio, 39, Centro
Rio das Ostras: Rodovia Amaral Peixoto, 5181, Centro

Nenhum comentário: