segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bombeiros da tragédia da chuva são homenageados pela Câmara

Os bombeiros que trabalharam na tragédia das chuvas de abril em Niterói receberam na tarde desta segunda-feira, dia 24, uma moção de congratulações pelo trabalho desenvolvido no socorro às vítimas e no resgate dos 168 corpos, entre os quais, 46 apenas no Morro do Bumba, no bairro de Viçoso Jardim. A homenagem, prestada pelo Vereador José Augusto Vicente, aconteceu na sala do Presidente Paulo Bagueira e foi entregue ao Comandante Geral do Quartel de Niterói, Tenente-Coronel, Miguel Ângelo. “É um reconhecimento do trabalho árduo desempenhado pelos homens do quartel de bombeiros de Niterói que se dedicaram plenamente ao socorro às vítimas da maior tragédia de nossa história”, disse o Vereador José Augusto Vicente.
O Comandante Miguel Ângelo lembrou que em 27 anos de corporação, a tragédia das chuvas de abril em Niterói foi a maior que ele enfrentou. “Já tive grandes desafios como a enchente que assolou a região de Macaé e municípios vizinhos em 1998, por exemplo, mas uma ocorrência como a de Niterói, onde a ação das chuvas foi intensa em vários bairros, somada à tragédia do Morro do Bumba, foi algo que nunca sairá de nossas memórias”, disse ele, ao agradecer o trabalho dos 140 homens que atuam no quartel de Niterói. “Muitos de nossos soldados e oficiais ficaram mais de 10 dias sem voltar para casa, trabalhando diretamente no socorro aos sobreviventes e na busca por desaparecidos”, disse ele.
Segundo o Comandante, até o momento o Quartel de Niterói não recebeu nenhuma pessoa reclamando o desaparecimento de um familiar. “Caso alguem ainda esteja a procura de uma pessoa da família, pode procurar o nosso quartel e fazer o seu relato. O importante é que ele já tenha feito buscas em outros locais como casa de amigos e familiares e nos abrigos. Uma busca nos locais da tragédia, passado tanto tempo é muito complicada e requer muita perícia”, disse ele. O Coronel aproveitou para afirmar que Niterói recebeu investimentos superior a R$2 milhões esse ano para equipar o Corpo de Bombeiros. “Temos um equipamento de combate a incêndio único no Brasil”.
O Vereador José Augusto Vicente considerou a homenagem como um justo reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos Bombeiros de Niterói. “Não há palavras para classificar trabalho tão árduo e de dedicação como o realizado por estes homens. Além disso, os brasileiros, principalmente os jovens, estão carentes de exemplos como estes, que dignificam o ser humano”, afirmou ele. Para o Presidente Paulo Bagueira, a homenagem engrandece o legislativo e mostra que a Câmara está em sintonia com os acontecimentos da cidade. “Criamos uma comissão de acompanhamento das ações do governo sobre a tragédia das chuvas para que possamos colaborar no sentido de que a cidade volte o mais rápido possível à sua normalidade”, disse ele.
Também participaram da homenagem o subsecretário de Direitos Humanos, Henrique Viana e o Secretário Regional do Engenho do Mato, Carlos Alexandre Vicente, além de diversos soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros de Niterói. Também o Tenente Coronel, Maurício Vaz, responsável pelo Quartel dos Bombeiros de Itaipu, recebeu uma moção de congratulações.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: