segunda-feira, 7 de junho de 2010

Câmara faz sessão solene para homenagear 100 anos de Escotismo

Durante todo o dia 14, uma série de ações vai movimentar a Câmara
Contribuir na formação dos jovens e ajudar na construção de um mundo melhor. Esses são alguns dos propósitos do Escotismo que comemora seu Centenário no Brasil este ano. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Niterói e a União dos Escoteiros do Brasil organizam uma grande ação no dia 14 de junho, aberta ao público, nas dependências do legislativo municipal. A iniciativa é do vereador Carlos Magaldi.
Fundado em 1907 pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o Escotismo chegou ao país em 1910, no Rio de Janeiro, por meio de oficiais da marinha brasileira. Atualmente existem 12 Grupos Escoteiros em Niterói e São Gonçalo, com efetivo aproximado de 500 jovens e adultos. Para ser escoteiro basta ter sete anos de idade, além de saber ler e escrever. Não há limite de idade para ingressar no Escotismo.
Segundo Glauber Lima, coordenador do 8º Distrito Escoteiro (Zona Sul e Zona Norte de Niterói), os festejos do dia 14 de junho são um reconhecimento à contribuição do Escotismo à sociedade niteroiense. “Essa homenagem valoriza o trabalho voluntário desenvolvido por escoteiros em prol do bem estar comum. Imbuído deste espírito de fraternidade, o Escotismo pode contribuir decisivamente para tornar o mundo melhor”, afirma o dirigente.
Glauber destaca ainda a importância da vivência de bons exemplos que a juventude desenvolve no Movimento Escoteiro. "Nas atividades escoteiras, os jovens aprendem na prática, fazendo. Organizam mutirões ecológicos e ações concretas em benefício das comunidades. Além disso, o Escotismo preza valores como a cultura de paz e a preservação ambiental".
A partir das 14 horas, os escoteiros vão oferecer atividades gratuitas como a oficina “Escoteiro por um dia” na área localizada em frente às escadarias da Câmara Municipal de Niterói. Crianças e jovens vão ter a oportunidade de participar de uma tarde de atividades tipicamente escoteiras, com o aprendizado de nós e amarras. Estão agendadas visitas de escolas das redes estaduais e municipais de ensino.
No local, ainda estarão expostas tendas com informações para pessoas que tenham interesse ingressar no Escotismo. Um outro estande exibirá fotos e materiais utilizados pelos escoteiros do mar.
Também às 14 horas, será inaugurada a “Exposição Escoteira”, promovida pelo Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCME), no hall da Câmara Municipal de Niterói. A mostra, que ficará no local até quinta-feira, 17 de junho, apresenta fotos que ilustram a trajetória do Escotismo em Niterói, desde a década de 20. A exposição estará aberta à visitação sempre de 10 horas às 17 horas. A entrada é franca.
A mostra reúne também uma coletânea de imagens que retratam a importância dos escoteiros em ações de utilidade pública. O protagonismo dos escoteiros liderados por Maria Pérola Sodré no cuidado às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte-americano em 1961 e a recente mobilização em prol dos desabrigados pelas chuvas de abril deste ano são exemplos de ações escoteiras comunitárias relevantes para a sociedade.
Para Monica Fiorentino, coordenadora do 9º Distrito Escoteiro (Região Oceânica e São Gonçalo), o Escotismo estimula a formação de melhores cidadãos. “Os escoteiros aprendem desde a infância a respeitar as diferenças e a valorizar o próximo. É natural que se tornem cidadãos responsáveis e úteis em suas comunidades como observamos há poucos meses, em Niterói, quando se organizaram para ajudar nos abrigos e centros de doação, como o do Clube Canto do Rio”, explica a dirigente.
Às 17 horas, a Banda Municipal Santa Cecília apresenta canções da MPB e músicas escoteiras. Em seguida, às 18 horas, uma guarda de honra formada por escoteiros realiza a cerimônia de arriamento das bandeiras hasteadas no mastro em frente à Câmara Municipal.
Para encerrar os festejos, às 19 horas, no Plenário Brígido Tinoco, os jovens e adultos dos 12 Grupos Escoteiros de Niterói e São Gonçalo vão participar de uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Escotismo do Brasil. Na ocasião, estarão presentes autoridades escoteiras como Maria Pérola Sodré; Rubem Tadeu, presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e Carlos Frederico dos Santos, presidente da Região Escoteira do Rio de Janeiro da UEB, entre outros convidados.
Os 12 Grupos Escoteiros de Niterói e São Gonçalo serão agraciados com uma moção de aplauso pela passagem da data. Jovens escoteiros e seus familiares também vão prestigiar a solenidade.

Chegada do Escotismo no Brasil
Os oficiais da marinha brasileira que regressavam ao país em 1910 no encouraçado Minas Gerais trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de promover esse método educacional no Brasil. No dia 14 de junho daquele ano foi fundado, na cidade do Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil.
Em 1924, o Movimento Escoteiro conquistou maior amplitude com a criação, também no Rio, da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), instituição que rege a prática do Escotismo no país. O almirante Benjamin Sodré, também jogador de futebol do Botafogo e da seleção Brasileira entre 1910 e 1916, foi um dos principais responsáveis pela consolidação do Movimento Escoteiro no Brasil. Hoje sua filha Maria Pérola Sodré continua esse trabalho educacional voluntário em prol da juventude.

Escotismo estimula protagonismo juvenil com base no aprendizado pela prática
O objetivo do Escotismo é auxiliar os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter. Dessa forma, podem aperfeiçoar suas aptidões físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais tornando-se cidadãos participantes na sociedade. É esse exemplo que os escoteiros buscam passar para a juventude niteroiense ao agirem de forma voluntária em eventos trágicos como o que surpreendeu a cidade.
Para isso, o Movimento Escoteiro promove acampamentos, excursões, jogos, projetos, desafios e iniciativas em prol do meio ambiente adequadas à idade e ao amadurecimento de cada jovem. Além disso, os escoteiros se organizam para contribuir em ações de caráter comunitário como campanhas de doação de sangue e mutirões em asilos e visitas a orfanatos.
Mônica Fiorentino afirma que as atividades escoteiras estimulam autonomia e responsabilidade, com a vantagem de proporcionar o contato com a natureza. “Muitas vezes os pais não têm tempo de fazer passeios e viagens ao ar livre com seus filhos. No Escotismo, os jovens podem ter essas oportunidades em excursões e acampamentos”, conclui a dirigente.

Atividades escoteiras são para todas as idades
O Escotismo promove atividades com crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 21 anos. A partir daí, os adultos atuam voluntariamente lidando diretamente com os jovens ou na parte administrativa do Grupo Escoteiro.
As crianças com idade de 7 a 10 anos são lobinhos e lobinhas, que têm como fundo de cena a história de Mowgli, o menino-lobo, inspirada na obra de Rudyard Kipling. Eles participam de jogos e canções que incentivam a criatividade e a progressão pessoal.
Os meninos e meninas de 11 a 14 anos são escoteiros e escoteiras. Nessa fase, a aventura é o mote para acampamentos e excursões. Já de 15 a 17 anos, os adolescentes chamados de seniores e guias buscam superar desafios em atividades como rapel e jornadas. Entre 18 e 21 anos, os jovens desenvolvem projetos de cunho comunitário, iniciativas que têm ênfase no serviço ao próximo.

Sobre o Escotismo na cidade
Em Niterói e São Gonçalo existem 12 Grupos Escoteiros, totalizando cerca de 500 participantes. Na cidade de Niterói existem Grupos Escoteiros nos bairros de Boa Viagem, Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Jurujuba, Pendotiba e Piratininga. Já em São Gonçalo, os Grupos Escoteiros concentram-se em Santa Luzia.
Para obter mais informações sobre o Escotismo ou saber onde fica o Grupo Escoteiro mais próximo de sua residência, visite o site http://www.uebrj.org.br

Listagem de Grupos Escoteiros, com o endereço da sede, dia e horário dos encontros

04º Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar
Ilha da Boa Viagem, Boa Viagem
Domingo das 9:00h às 12:00h

07º Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini
Rua Lauro Sodré, s/nº, Jurujuba
Jurujuba Iate Clube
Sábado das 9:30h às 12:00h

08º Grupo Escoteiro São Francisco de Assis
Estrada Caetano Monteiro, casa nº 875, Pendotiba
Sábado das 15:00h às 17:00h

15º Grupo Escoteiro Martim Afonso
Av. Presidente Backer, s/nº, Icaraí
Complexo Esportivo Caio Martins
Sábado das 13:00h às 18:00h

21º Grupo Escoteiro Guardiões da Honra
R. Alcebíades Pinto, 37, Itaipu
Igreja S. João Batista la Salle
Sábado das 14:00h às 17:00h

34º Grupo Escoteiro Gibraltar
Campo de São Bento, Icaraí
Sábado das 14:00h às 17:00h

49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil
Alameda São Boa Ventura, Fonseca
Horto Florestal
Sábado das 14:45h às 17:45h

60º Grupo Escoteiro Imbui
Rua Quatorze, 14, Piratininga
Escola Municipal Francisco Portugal Neves
Sábados de 14:30h às 17:30h

64º Grupo Escoteiro Professor Lourival Gomes de Andrade
Av. Jansen de Mello, s/nº, Centro
12º Batalhão da Polícia Militar
Sábados das 14:00h às 17:00h

73º Grupo Escoteiro Rei de Salém
Alameda São Boaventura, 1134, Fonseca
Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – CPMERJ
Sábado das 14:00h às 17:00h

117º Grupo Escoteiro Professor Darcy Ribeiro
R. Euclides Ninho, s/n, Santa Luzia, São Gonçalo
Escola Municipal Santa Luzia
Sábado a partir das 10:00 h

121º Grupo Escoteiro George Savalla Gomes
R.Cardeal Luçon, 51, Santa Luzia, São Gonçalo
Sábados de 9:30h às 11:30h

Nenhum comentário: