segunda-feira, 7 de junho de 2010

Escola de Democracia recebe alunos da Engenhoca

Alunos da Escola Municipal Adelino Magalhães, na Engenhoca estiveram na tarde desta segunda-feira, dia 7 na Câmara de Vereadores de Niterói participando do programa Escola de Democracia, idealizado pelo Presidente Paulo Bagueira e que tem o objetivo de mostrar às crianças qual o papel do poder legislativo na democracia e como é o desempenho dos vereadores no parlamento. Os alunos foram recebidos pelo Vereador Renato Cariello (PDT) que mostrou a eles o Plenário Brígido Tinoco, a sala da Presidência, os setores administrativos da Casa e o Arquivo Divaldo Aguiar onde estão vários documentos relativos à fundação da cidade de Niterói, além de atas e decretos legislativos dos 190 anos da Câmara de Vereadores.
Os alunos do quinto ano do ensino fundamental, estavam acompanhados das professoras Eliane Siqueira Costa e Ledimar Nunes e também foram recebidos pelo Presidente Paulo Bagueira que reafirmou o compromisso da Câmara de Niterói no fortalecimento da democracia através de ações como a Escola de Democracia. “Muitos de vocês estão conhecendo pela primeira vez a Câmara, é aqui que são formuladas, discutidas e aprovadas as leis que regem o nosso município e que tem papel fundamental na vida de todos nós”, disse ele.
Graças a um acordo firmado entre a Câmara de Vereadores e o Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), os alunos que participam do programa têm transporte gratuito garantido. “O Setrerj apóia este programa porque acredita ser ele um mecanismo importante de fortalecimento da educação, da democracia e da cidadania”, afirma Márcio Barbosa, superintendente do Setrerj.
O programa Escola de Democracia acontece semanalmente, sempre às segundas-feiras, e é aberto para as escolas públicas e particulares de Niterói que podem se cadastrar através do telefone 2613 5126 e outras informações podem ser obtidas acessando o site . A próxima escola a participar do Programa Escola de Democracia é a Escola Municipal Bolívia de Lima Gaetho, localizada no bairro do Rio do Ouro.

Nenhum comentário: