domingo, 6 de junho de 2010

Eventos musicais, promovidos pela UFF, para a segunda semana de junho de 2010.

 
 Márcia Sant'Anna da Costa e Ernesto Hartmann

 09 de junho 2010 – 18h30 – Série “UFF – AÇÃO MUSICAL” – Recital de piano
Ernesto Hartmann, Marcelo Thys, Marcia Sant’Anna
Os três professores de piano do CEIM-UFF, Ernesto Hartmann, Marcelo Thys e Marcia Sant’Anna, premiados em vários concursos dentro e fora do país, juntam-se para mostrar um pouco de seus talentos individuais, como solistas, fora das salas de aula. A apresentação acontece na quarta-feira, dia 9 de junho, às 18h30, na Biblioteca Central do Gragoatá, com entrada franca. A programação faz parte da série “UFF – Ação Musical”, desenvolvida pelo Centro de Estudo e Iniciação Musical da Pro – Reitoria de Extensão da UFF.
No programa, os pianistas selecionaram um repertório variado, onde pudessem demonstrar tanto a técnica quanto a interpretação virtuosística: Ma mére l’oye (Maurice Ravel), Petit Suite (Claude Debussy), Caprici, op. 76, n°5 (J. Brahms), Bourré (J.S. Bach), Invierno porteño (Astor Piazzolla), O lobozinho de vidro, A lenda do caboclo, Cirandinha nº1 (H. Villa-Lobos) e Brejeiro (Ernesto Nazareth).
Local: Biblioteca Central do Gragoatá – UFF. (Av. Rio Branco s/nº, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-2774 / 2629-2775
Duração: 60 minutos
Censura: Livre
Entrada franca.
*****
Kristina Augustin
11 de junho de 2010 – 18h30 – Série “Música em Pauta” – Palestra: “Tudo o que você queria saber sobre música clássica e tinha vergonha de perguntar”
Com Kristina Augustin (musicista especializada em Música Antiga e Viola da Gamba)
O Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF promove mais um encontro da série “Música em Pauta”, na própria sede do CEIM-UFF, em Icaraí, dia 11 de junho de 2010 (sexta-feira), às 18h30. Este novo bate-papo, entremeado de exemplos musicais, será conduzido pela musicista Kristina Augustin e terá como tema a Música Clássica. Perguntas como “o que é exatamente música clássica?”, “o que é erudito e o que é clássico?”, “quais os tipos de classificações dentro da música erudita?”, “quais os grandes nomes da música clássica?”, entre outras, poderão ser feitas pelo público presente. Os interessados devem se inscrever, antecipadamente, por telefone (2629-5256), pois o número de vagas é limitado.
Local: Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF (Rua Miguel de Frias 9, fundos, Icaraí, Niterói – RJ) - Tel.: (21) 2629-5256
Horário: 18h30
Duração: 1h30
Valor: R$5,00 (Como os lugares são limitados, é necessário fazer reserva por telefone)
*******
Música Antiga da UFF
 
12 de junho de 2010 – 9h às 12h – Festa de Anchieta - Música Antiga da UFF
Com Leandro Mendes (canto e flautas doces), Lenora Pinto Mendes (viéles e flautas doces), Mario Orlando (rabeca, viéle, flautas e percussão), Sônia Leal Wegenast (canto, harpa e percussão) e Virgínia Van der Linden (flautas transversas, gemshorn e saltério).
Na proximidade da comemoração do Dia do Beato Anchieta (9 de junho), o Centro Loyola de Fé e Cultura apresenta o Poema à Virgem, interpretado por um grupo de atores, e o conjunto Música Antiga da UFF, que recriará a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, sempre buscando apresentar o espectador o fascínio e a magia presentes no repertório religiosa daquelas épocas. O evento, que tem início às 9 horas, no dia 12 de junho (sábado), é gratuito e aberto a todas as idades.
Ao longo de sua carreira, o Música Antiga da UFF, além das centenas de apresentações em todo o Brasil, gravou seis CDs temáticos e um LP que já somam mais de 15 mil cópias vendidas: Lope de Vega - Poesias cantadas, Cânticos de amor e louvor, Música no Tempo das Caravelas, A chantar - Trovadoras medievais, O Canto da Sibila e o mais recente Medievo Nordeste; e participou de trilhas sonoras, videoclipes, além da organização de cursos, festivais e feiras renascentistas na Universidade Federal Fluminense. Seus integrantes são todos especialistas em música medieval e renascentista, tendo formação tanto no Brasil quanto em importantes instituições de ensino nos Estados Unidos e Europa.  
O programa selecionado pelo Música Antiga da UFF, cujo título é Stella Splendes, contém diversas cantigas marianas da Idade Media, entre as quais Ben com' aos que van per mar, De Santa Maria sinal, Virga de Jessé, Des oge mas, Rosa das rosas, Entre Av' e Eva, Tanto quer Santa Maria e  Miragres fremosos de Afonso X (séc. XIII), além das peças anônimas, todas do século XV, Dal ciel vienne messo novello, Laude novella, Maria matrem virginem, Los set gotxs, Stella splendens e Cuncti simus concanentes.   
Local: Centro Loyola de Fé e Cultura (PUC-Rio) - Estrada da Gávea, nº 1 - Gávea - RJ -Tel.: (21) 3527-2010
Censura: Livre
Entrada franca.

Nenhum comentário: