quarta-feira, 9 de junho de 2010

Palestra discute propostas para o novo milênio

 “Uma proposta para o Novo Milênio por Ítalo Calvino”. Este é o tema da palestra que Branca Portes, coordenadora da Associação Educacional Miraflores, em Niterói, e consultora da Multirio, dará no colégio na próxima quinta-feira, dia 17 de junho, às 19h. A entrada é franca.
"Na verdade, Calvino não elaborou apenas uma proposta para este segundo milênio, mas seis", disse Branca. A ideia original era traçar diretrizes para a literatura. O trabalho seria apresentado em conferências na Universidade de Harvard. Mas o autor não teve tempo para isso, pois morreu antes das palestras, em 1985.
Após a morte do escritor italiano, a família descobriu o trabalho feito para Harvard e publicou o livro "Seis propostas para o próximo milênio". Mesmo tendo como foco a produção escrita, o autor  traçou elementos muito mais amplos: Leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. "Era muito mais que diretrizes para a literatura. Calvino estava falando de propostas para a  vida", enfatizou Branca.
O Miraflores fica na Rua Ministro Otávio Kelly 474, Jardim Icaraí, Niterói. Telefone: 2710-8189.

Nenhum comentário: