quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vereadores fazem vistoria na estação das barcas

Os vereadores Vitor Junior, Roberto Jalles (Beto da Pipa) e Jorge Issa, que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Câmara de Niterói para investigar os serviços prestados pela Concessionária Barcas S/A à população de Niterói, fizeram na manhã desta quarta-feira, dia 9, uma vistoria na Estação de embarque da Praça Araribóia, no Centro de Niterói. Em seguida, os vereadores foram até a Estação Cantareira, polo de cultura e entretenimento tombado pelo município e administrado pela Concessionária, mas encontraram os portões fechados, não podendo realizar a inspeção.
“Esta é a primeira vistoria que realizamos e o objetivo é colher subsídios sobre a qualidade dos serviços oferecidos à população. As roletas de acesso ao terminal, os guichês de pagamento e os decks de acesso às embarcações foram os pontos onde concentramos nessa primeira etapa o nosso trabalho”, disse o Vereador Vitor Junior, que preside a CPI.
A vistoria teve início às 8 horas e os três vereadores aproveitaram para ouvir a população que aguardava o embarque. Eles consideram que as 14 roletas para acesso à estação são insuficientes para a demanda de passageiros, já que a Barcas vem transportando uma média de 95 mil pessoas por dia. Outro ponto de destaque foi o número insuficiente de guichês para a compra de bilhetes. “Dos cinco disponíveis, apenas três estavam em funcionamento em plena hora do rush”, criticou o Vereador Roberto Jalles (Beto da Pipa).
Para o Vereador Jorge Issa, há dificuldades para o acesso de passageiros nas embarcações, principalmente os idosos e portadores de deficiência. “Os desníveis entre a embarcação e o deck cria ressaltos que impedem o acesso do cadeirante e dificulta em muito para o idoso”, disse ele.
Na Cantareira, portões fechados impedem a presença da comissão
Já na Estação Cantareira os vereadores não conseguiram entrar no interior do prédio desapropriado da família Carreteiro, em 1959, pelo Presidente Juscelino Kubitschek logo após a revolta das Barcas, a favor do antigo governo do Estado do Rio. “Este prédio deve funcionar como um espaço de lazer e cultura para a população e ficou definido pelo Conselho Municipal de Cultura de que o local seria usado pela Companhia de Balé de Niterói. Estamos requisitando à Prefeitura as atas do conselho para verificar quando este acordo foi firmado”, disse Victor Junior.
Nova Vistoria
Na próxima quarta-feira, dia 16, os vereadores fazem uma nova vistoria, dessa vez na Estação Hidroviária de Charitas, que faz a ligação de Catamarã entre a zona Sul de Niterói e a Estação da Praça XV. Os vereadores verificarão, ainda, o funcionamento da linha de ônibus que liga a Região Oceânica à Estação de Charitas.

Nenhum comentário: