quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pássaros e armas são apreendidos em Cachoeiras de Macacu

A fiscalização do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), apreendeu 60 pássaros, inclusive de espécies em risco de extinção, além de três armas e munições, em duas residências na favela da Manteiga e no bairro Pedra do Colégio, em Cachoeiras de Macacu.
Todos os responsáveis pela captura ilegal dos animais foram autuados por crime contra a fauna e porte de arma ilegal na 159ª Delegacia. As operações  de fiscalização, que envolveram três agentes, foram realizadas na segunda-feira e resultaram na apreensão de chanchões, curiós, trinca-ferros, canário da terra, tico-tico, sabiás uma, sabiá poça, sabiá laranjeira e coleiros. Na favela da Manteiga foram apreendidas três espingardas, duas de calibre 28 e uma de calibre 32.
Depois de atendidos por um veterinário, 21 pássaros foram soltos em área protegida do entorno do parque e o restante encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Chico Mendes.  Desde o início do ano, a fiscalização do parque já apreendeu 240 pássaros, 15 armas de fogo e 20 trabucos (arma de fogo artesanal utilizada por caçadores).
Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, a caça e a captura de pássaros são delitos particularmente graves porque exercem uma pressão seletiva muito grande sobre determinadas espécies, colocando-as em risco de extinção e, consequentemente, rompendo o equilíbrio do ecossistema local. Por esta razão elas são objeto de uma ação repressiva constante nos limites do parque e em seu entorno, resultando nos números expressivos de apreensões ora divulgados.
- Nossa ação já apresenta um reflexo muito positivo, não apenas no processo de educação ambiental da população daquela região, mas, também, no ressurgimento de espécies que se encontravam desaparecidas há anos – afirmou o diretor do Inea.
A administração do parque, que intensificou as operações de apreensão de animais silvestres capturados, considera que a população começa a se conscientizar dos danos causados ao meio ambiente por essa prática, que é considerada como crime ambiental. Um dos resultados desse trabalho é a entrega voluntária de animais, principalmente pássaros, aos funcionários da unidade, principalmente aos seis guarda-parques que atuam na orientação aos visitantes e fiscalização.
O Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de proteção integral estadual do estado, com 58,7 mil hectares, e abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Nova Friburgo, Silva Jardim e Guapimirim.

Nenhum comentário: