terça-feira, 20 de julho de 2010

Museu Carmen Miranda abre homenagem aos 55 anos de morte da cantora com exposição de idosos

Três painéis criados em oficina no Museu estão em cartaz a partir de 26/7
Em 05 de agosto de 1955 morria, em Beverly Hills, a eterna Carmen Miranda. Para abrir as homenagens aos 55 anos de falecimento da Pequena Notável que levou o  Brasil para o Mundo, o Museu Carmen Miranda, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Germinal Domingues, inaugura a exposição “Relatos, Tecendo Memórias”, no dia 26 de julho, às 15 horas.
Os trabalhos expostos são o resultado de oficina realizada com 20 idosos, durante quatro meses, pelo setor educativo do museu. A oficina “Relatos” aconteceu em duas etapas: primeiro, foram coletados relatos orais das idosas que vão desde o contexto social da época em que ela viveu até a importância da Carmen Miranda na vida das autoras, dentro de uma ótica subjetiva e poética; em seguida, o grupo “teceu” plasticamente suas memórias, criando três painéis, dois em forma de colchas de retalhos e outro de criação livre.
Karla Gravina, coordenadora do setor Educativo do Museu Carmen Miranda e responsável pelo projeto, acredita que esse tipo de ação é de grande importância não só para a cultura, como um todo, mas também para a vida dos idosos participantes.
 “Através dos relatos as idosas redescobriram seu potencial criativo, percebendo a si próprias como cidadãs e agentes fundamentais na construção de uma memória social brasileira”, explica Karla.
O Museu Carmen Miranda fica na Av. Rui Barbosa, s/nº - Parque do Flamengo. Mais informações no telefone: 2334-4293.

Nenhum comentário: