sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Controle do colesterol deve começar na infância

Dia Nacional do Controle do Colesterol serve como alerta para incentivar uma mudança consciente nos hábitos alimentares
A geração atual de crianças pode ser a primeira, em muitos anos, a ter uma expectativa de vida menor do que a de seus pais. O motivo principal para o alerta é o crescente índice de obesidade infantil e dos problemas relacionados a doenças não-transmissíveis, com destaque para o aumento da pressão arterial e do colesterol.
A afirmação partiu da diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, em encontro realizado no primeiro semestre deste ano. O Dia Nacional do Controle do Colesterol, lembrado neste domingo, 8 de agosto, serve como incentivo para uma mudança de hábitos alimentares e ainda como aviso para um cuidado mais atento da saúde não apenas de adultos e idosos, mas que pode ter início já com as crianças.
Segundo dados da OMS, cerca de 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de obesidade ou sobrepeso, uma condição que gera riscos para a saúde ao longo de toda a vida. Antes considerado um problema típico dos países ricos, a obesidade infantil já não é vista da mesma forma e tem atingido, inclusive, grupos de menor renda em países em desenvolvimento.
A nutricionista Bernadete Azevedo, coordenadora e docente do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU, adverte que a alimentação das crianças brasileiras não pode ser concentrada em “fast food”, salgadinhos, frituras e alimentos industrializados.
“Muitas crianças já estão apresentando alteração no índice de colesterol. Os pais devem estar atentos à alimentação de seus filhos, uma vez que ‘fast food’ e salgadinhos, alimentos muito consumidos pelas crianças, são fontes de colesterol. É importante que elas sejam estimuladas a consumir frutas e vegetais diariamente”, afirma a professora, que é especialista em nutrição na infância e adolescência e mestre em nutrição em Saúde Pública.
Ela destaca que a obesidade e o sobrepeso não são os únicos indícios de que o colesterol pode estar elevado. “Pessoas magras que possuem uma alimentação desregrada podem ter alteração nos níveis de colesterol. É necessário que se faça exames periodicamente para o acompanhamento dos níveis de colesterol”, frisa.

Mais informações sobre nutrição, consulte a Personal Diet Patricia Schwengber
2618.2457 / 8823.5680

Nenhum comentário: