sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Niterói sediará evento científico em agosto

Encontro comemora 145 anos de nascimento do cientista Vital Brazil
Estudantes e pesquisadores já podem se inscrever no “3º Herpétil: 1º Encontro Vital para o Brasil”, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de agosto, na Unilasalle, em Niterói. Organizado pelo Instituto Vital Brazil, Casa de Vital Brazil e pelo Centro de Educação Ambiental Galápagos, o evento reunirá mais de 50 pesquisadores de 18 estados brasileiros para discutir os desafios que cercam os acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Inscrições gratuitas pelo site do Vital Brazil (www.ivb.rj.gov.br).
Além de autoridades do Ministério da Saúde e do Ibama, estarão presentes representantes de mais de 40 instituições de ensino, produção e pesquisa. Entre os biólogos, herpetólogos, aracnólogos e médicos convidados para as mesas de debates, estão pesquisadores que se tornaram referência em suas áreas de atuação, como Miguel Trefaut, da Universidade de São Paulo (USP); Francisco Franco, Otávio Marques e Giuseppe Puorto, do Instituto Butantan; Aníbal Melgarejo, do Instituto Vital Brazil; Tânia Brazil e Rejane Lira da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Rosany Bochner, da Fiocruz; Nelson da Silva e Marcus Buononato, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiânia e Ulisses Caramaschi, do Museu Nacional.
Os participantes irão debater desde a importância das expedições e coleções científicas, aos desafios e conquistas na produção e distribuição dos soros no Brasil. Em 2009, os acidentes com animais peçonhentos foram incluídos na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) da Organização Mundial de Saúde (OMS). São em torno de 2,5 milhões de acidentes e cerca de 85 mil mortes por ano no mundo. As pessoas que sobrevivem, geralmente, ficam com sequelas.  
Atualmente, em curva crescente, estes acidentes ocupam o terceiro lugar no quadro epidemiológico do Brasil. Ultrapassaram, nos últimos anos, a malaria e a Aids, abaixo somente da dengue e da tuberculose.  Os envenenamentos no país ocorrem, sobretudo, em populações de baixa renda e sem visibilidade, que vivem em áreas urbanas periféricas e rurais, de difícil acesso à informação e ao atendimento. “Não tenho dúvidas que esta discussão é de extrema importância para a saúde do país. Por isso, estão todos convidados a participar do 3º Herpétil”, convida Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil.
Quem quiser apresentar sua pesquisa no 3º Herpétil deverá enviar o resumo do trabalho para o e-mail info@biogalapgos.com.br. Os aprovados poderão apresentar sua pesquisa em banners que ficarão expostos no local do evento. Estes trabalhos serão julgados por uma comissão e os três melhores serão premiados. Para mais informações ligue para 0800 022 1036.

Nenhum comentário: