Superintendente das Barcas vai a Câmara e diz que melhorias só para 2013
O relatório final da CPI das Barcas da Câmara de Vereadores de Niterói deverá ser apresentado no prazo máximo de 45 dias. A informação foi dada pelo presidente da comissão, Vereador Vitor Junior, após ouvir, em conjunto com os demais vereadores, o depoimento do Superintendente da Concessionária Barcas S/A, Flávio Almada na última quinta-feira, dia 27, no Gabinete do Presidente Paulo Bagueira.
Em seu depoimento, Almada fez um histórico da empresa desde a sua concessão em 1998 até os dias atuais e admitiu que ela opera no seu limite, transportando acima da sua capacidade operacional e com déficit, necessitando de recursos do Governo do Estado. Segundo ele, as melhorias só acontecerão num prazo de 24 a 30 meses, a partir de janeiro de 2011, quando começarão os investimentos públicos para a compra de 11 novas embarcações e a construção de duas novas estações, sendo que a de Niterói ficará no Caminho Niemeyer, integrada ao Terminal Rodoviário Presidente João Goulart. “Em março de 2009 a Barcas transportava uma média de 74 mil pessoas por mês e agora estamos transportando uma média de 93 mil, estamos operando no limite”, disse ele, minimizando os acidentes ocorridos na última semana ferindo 18 pessoas. “Para o número de viagens que realizamos o número de acidentes que temos é mínimo”, disse.
Para os Vereadores que integram a CPI das Barcas as informações prestadas pelo Superintendente foram insuficientes, mas servirão de base para o relatório final. Os vereadores esperavam que o Superintendente anunciasse, por exemplo, as melhorias na estação das Barcas de Niterói, conforme carta distribuída na última semana pela própria Concessionária, prometendo investimentos, como mais roletas e bilheterias e aumentando a área coberta. “A população não pode esperar tanto tempo para um projeto que nem se sabe se sairá do papel. É importante que as Barcas inicie as melhorias, coloque mais roletas, dê mais segurança aos usuários e conforto no embarque e desembarque”, critica o Vereador Vitor Junior.
A CPI também cobrou do superintendente explicações sobre a linha de ônibus que opera entre o terminal de Charitas e o bairro de Itaipu, na Região Oceânica, sem autorização do município, além da reabertura da estação Cantareira e o retorno do transporte noturno. “A Concessionária pode, por exemplo, diminuir o estacionamento de veículos que ela explora ao lado da estação Araribóia para melhorar o desembarque de passageiros”, sugere o Vereador Roberto Jalles, o Beto da Pipa, que também é membro da CPI.
Para o relator da Comissão, Vereador Carlos Macedo, a audiência pública a ser marcada dentro de 30 dias será vital para que a Câmara possa fazer o relatório final e apresentar à sociedade. “O transporte marítimo feito pela Concessionária afeta em muito uma boa parte da população de Niterói e é nosso dever fiscalizar e cobrar mais investimentos para garantir o conforto e a segurança de quem depende desse transporte para trabalhar ou estudar diariamente”, afirma ele.
Já o Vereador Carlos Magaldi, que também integra a CPI das Barcas disse que o serviço de péssima qualidade oferecido pela Concessionária é prejudicial à cidade. “Todos os dias os jornais publicam matérias com críticas a este serviço. Não podemos nos calar diante de tantos problemas”, afirma ele.
O Presidente da Câmara, Paulo Bagueira afirma que a CPI das Barcas segue o mesmo modelo da CPI criada pela Câmara contra a Concessionária Ampla, cujo relatório foi enviado para as autoridades do Estado, como Ministério Público e Aneel e que agora serve de subsídio para outros municípios do interior do Estado que são atendidos por aquela empresa de energia elétrica. “Faremos uma CPI com um relatório crítico mas também sugerindo caminhos para a melhora. O importante é que a Câmara se manifeste em defesa dos niteroienses que necessitam desse meio de transporte diariamente”, disse.
Participaram também da reunião com o Superintendente da Barcas S/A os vereadores André Diniz, Renato Cariello, Jorge Issa e João Gustavo, além de Paulo Bagueira, Carlos Macedo, Carlos Magaldi, Beto da Pipa e Vitor Junior.
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