terça-feira, 3 de agosto de 2010

O rico avarento e outras histórias de Ariano Suassuna

Tendo como base a literatura de cordel e as novelas populares, O Rico Avarento e outras histórias de Ariano Suassuna foi criado a partir de dois entremezes curtas escritas para o teatro de bonecos: O Rico Avarento, O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna. O espetáculo poderá ser visto, no período de 07 a 29 de agosto, no Teatro Municipal de Niterói.
A primeira delas, O Rico Avarento, tem como protagonista Tira-Teima, um homem simples e desempregado, porém muito esperto que consegue tra­balho na casa de um velho rico e avarento. No desenrolar da história, vários personagens batem à porta do rico pedindo esmolas e são dispensados por Tira-Teima, que obedece às ordens do rico. Durante a história são ouvidos vários bodejados que anunciam a presença do canito chefe, que finalmente aparece e leva o rico avarento para o inferno por castigo, devido a sua mesquinharia. Quando chega a vez de Tira-Teima ser levado também, este se livra do canito chefe e de seus comparsas provando a força da esperteza e da inocência do homem simples e pobre nordestino.
Em seguida é a vez de O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna, adaptação de um folheto de Francisco Sales Areda, de uma peça de teatro para mamulengos e de um romance ibérico. Esta peça foi base para a auto­ria de A Farsa da Boa Preguiça. O protagonista é o poeta e cantador Joaquim Simão, pobre e preguiçoso, que vive com sua mulher e mais dez filhos num casebre. Por mais que sua esposa peça, Simão nega-se a trabalhar, conven­cendo-a com suas desculpas. Num belo dia, um vaqueiro penalizado pela situ­ação da mulher, presenteia o casal com uma vaca. Joaquim Simão, que de­testa o presente, troca a vaca por um burro, o burro por uma cabra, a cabra por um galo e o galo por um pão francês. Um homem rico que presencia as trocas aposta dinheiro com Joaquim, dizendo que sua esposa não vai gostar do resultado das trocas. Joaquim – que bem conhece sua mulher – aceita a aposta e sai vitorioso levando o dinheiro do rico. Finalmente, a partir de uma ironia do destino e da aposta, Joaquim Simão torna-se um homem próspero, dono de uma fazenda chamada “Fazenda Homem da Vaca”.
Dessa maneira, as duas peças retratam através de brincadeiras lúdicas e cantigas do cancioneiro popular o cotidiano do povo nordestino retratado na literatura de cordel. O Rico Avarento e outras histórias de Ariano Suassuna é um espetáculo não só infanto-juvenil, devido a forma com que é encenado (estética do conta e faz) e a presença de uma moral no final da história, mas também um espetáculo adulto, onde a obra de Ariano Suassuna é encenada de forma convidativa e bem humorada.
Serviço
O rico avarento e outras histórias de Ariano Suassuna
Data: 07 a 29 de agosto
Horário: 16h, sábados e domingos
Ingresso: R$ 20
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário: