segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Orquestra de Cordas da Grota completa 15 anos

A Orquestra de Cordas da Grota, projeto social desenvolvido na comunidade Grota do Surucucu, completa 15 anos e comemora com festa no dia 10 de agosto, às 20 horas no Teatro Municipal de Niterói.
Sob a regência do Maestro convidado Russell Guyver, Tiago Cosmo e Haroutune Bedelian, em conjunto com a Orquestra da Grota, o Concerto é realizado em ré menor para dois violinos e cordas, de J.S.Bach. Na sequência do show, Concerto em lá para cordas, de Antonio Vivaldi e Divertimento nº 3 em fá maior de W.A.Mozart.  A segunda parte da apresentação marcará as notas da 2ª suíte Viajando pelo Brasil, de Ernest Mahle e do Hoedown do ballet Rodeo, de Aaron Copland, com a regência de Nayran Pessanha. Para fechar a apresentação e mostrar a importância do projeto no processo de inclusão na roda da vida, a Orquestra de Cordas da Grota apresentará um pout-pourri performático de Brasileirinho, Pour Elise, Sinfonia 40 de Mozart - a grande Sinfonia, Asa Branca, Canon, Billie Jean, Black and White. O entrelace terá toques inusitados de samba e funk.
Sobre a OCG
A história da Orquestra de Cordas da Grota começou no quintal da casa de Dona Otávia Selles, ainda no início dos anos oitenta. Com o objetivo de ocupar o tempo de jovens da comunidade, ela oferecia reforço escolar, aulas na horta, de costura e artesanato. Foi Dona Otávia, a grande incentivadora do seu filho Márcio Selles, formado em música (e hoje doutor em História pela UFF), a exercer um trabalho de educação musical na comunidade com jovens em situação de risco social, ao lado de sua mulher, a também musicista e doutora em história pela UFF, Lenora Mendes.
O trabalho da dupla teve início com as aulas de flauta doce, quando um, dos quatro alunos, ao levar seu violino para o quintal da Dona Otávia, acabou por despertar a atenção de muitos outros jovens da comunidade. Ali nascia a nata
da Orquestra de Cordas da Grota.  De lá pra cá, o Projeto já atendeu cerca de 750  crianças e jovens e, hoje, são mais de 250 na Grota, e em algumas outras comunidades vizinhas, tendo aulas de violino, viola, violoncelo, flauta doce, violão, cavaquinho, flauta transversa, percussão e canto coral.
Em 2006 a Orquestra lançou seu primeiro CD e foi tema de Documentário da ARTE-TV, uma emissora franco-germânica. Em setembro desse mesmo ano participou do "Annual Gala" promovido pela Brazil Foundation, em New York e, em  dezembro ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Cultura Nota 10 do Estado do Rio de Janeiro. Em 2008, depois de realizar turnê pela América Central, a convite do Itamaraty, a OCG lançou seu segundo CD, especial de canções natalinas.  Ainda em comemoração aos 15 anos de existência, até o final desse ano, a Orquestra de Cordas da Grota lançará livro sobre sua história, com 15 artigos de ilustres convidados.
Serviço:
Celebração dos 15 anos da Orquestra de Cordas da Grota – Teatro Municipal de Niterói
Data: 10 de agosto
Horário: 20 horas
Ingresso: R$10 inteira / R$ 5 meia
Classificação: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói - fone: 2620-1624

Nenhum comentário: