sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Centenário do Escotismo no Brasil é comemorado em 2010

Este ano, o Movimento Escoteiro celebra 100 anos no país. O Escotismo chegou ao Brasil por intermédio de oficiais da marinha nacional em 1910. Fundado em 1907, pelo militar inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell, o propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades como cidadãos responsáveis, participantes e úteis.
Para comemorar a data, estão sendo realizadas várias iniciativas ao longo do ano. Em abril, o Congresso Escoteiro Nacional foi realizado no Rio, reunindo lideranças escoteiras de todo o país. Em junho, foi celebrada uma Sessão Solene e um dia repleto de atividades na Câmara Municipal de Niterói, com a presença de alunos de escolas públicas municipais. No mesmo mês, centenas de escoteiros realizaram projetos ambientais e ações ecológicas, como o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, no Horto do Fonseca.
Para setembro e outubro, os escoteiros do Brasil estão organizando uma campanha de combate às drogas, o XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária, com o tema: “Limpo de Corpo, Alma e Drogas”.
As atividades escoteiras ajudam crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 21 anos a protagonizarem seu desenvolvimento físico, intelectual, espiritual, afetivo e social. Conscientes de seus direitos e deveres, os jovens tornam-se adultos aptos a fazerem a diferença em suas comunidades em prol de um mundo melhor.

União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro
Rua Rodrigo Silva 18 / 7ºandar, Centro – Rio de Janeiro
Escoteiros: Construindo um mundo melhor

Nenhum comentário: