terça-feira, 21 de setembro de 2010

Niterói promove Dia Mundial de Limpeza de Praias

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. Em 2010, Niterói completa 13 anos de realização do evento. A Prefeitura coordena as atividades, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Fundação Municipal de Educação, com ações nas praias e lagoas que seguem em anexo. 
O evento, que acontecerá em Niterói no dia 25 de setembro, de 8h às 12 hrs, é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA, com apoio da Coca-Cola. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil. É uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar. Toneladas de detritos são despejadas em praias, oceanos e rios todos os dias, nos quatro cantos do mundo. 
Além de causar danos graves e a morte de milhares de animais marinhos, estes detritos sujam as praias e são um risco para a saúde das pessoas. Para o dia 25, serão distribuídas três mil sacolas Oxi-biodegradáveis e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas e soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta, como um todo. 
Os relatórios do lixo coletado no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias seguem para a coordenação nacional, documentados por fotos e as coordenações de cada país enviam para a coordenação internacional, que adota medidas para minimizar os impactos dos resíduos sólidos no ecossistema marinho. 
A corrente dos voluntários inclui estudantes, ambientalistas, escoteiros, esportistas, mergulhadores, empresários, ONG’S, Exército, Marinha, Rotarianos, Órgãos Ambientais do Estado, Igrejas, Clubes Náuticos, Universidades,  Portadores de Necessidades Especiais entre outros. 

Nenhum comentário: